Uma matéria exclusiva feita pela equipe de reportagem do Fantástico, programa diversificado Rede Globo, aponta um problema gravíssimo que acontece principalmente no interior do Nordeste: o uso indevido de anabolizantes. Os jovens em busca do corpo perfeito e sarado usam de produtos perigosos e que não são indicados para o crescimento de músculos.
O óleo mineral é uma das substancias mais comentadas e que se tronou uma febre na região. O óleo é aplicado diretamente no braço com o uso de uma seringa. O próprio indivíduo faz a aplicação. O uso do óleo mineral causa necrose no músculo, ou seja, a morte do tecido muscular. Essa necrose pode acarretar retirada de pedaços do membro ou mesmo a amputação de todo ele. Essa febre está se espalhando desenfreadamente entre os jovens nordestinos e entre jovens de outras regiões do país.
A matéria sobre anabolizantes no fantástico ressalta ainda o uso do ADE, complexo vitamínico usado em cavalos que estão com defasagem das vitaminas A, D e E no organismo. Nem para o próprio animal o produto tem efeito de anabolizante, mas muitos jovens o ingerem esperando um resultado de inchaço nos músculos.
Assim como o óleo mineral, o ADE causa problemas sérios de saúde. O complexo vitamínico não prejudica só o músculo, assim como todo o organismo, pois é um produto para um animal de meia tonelada e está sendo ingerido por seres humanos que pesam em média 80 kg.
São inúmeros os perigos dos anabolizantes, mas com a fixação por músculos e um corpo perfeito, muitos não pensam nas conseqüências, mesmo sabendo que elas são terríveis. Muitos deles usavam sem saber o mal que os produtos poderiam causar, mas outros sabiam e mesmo assim usavam descontroladamente. O crescimento do músculo deve ser feito à base da atividade física, ou seja, da musculação. O que pode ser ingerido é a proteína, mas a encontrada nos alimentos, como na carne de vaca.
O consumo de falsos anabolizantes só prejudica a saúde, acarretando os mais diferentes problemas e enfermidades. Muitos jovens que usaram as duas substâncias hoje estão com braços amputados ou totalmente deformados. Tome cuidado com a indicação de amigos ou falsos profissionais. Pesquise sobre o medicamento antes de ingeri-lo. Para conferir a matéria completa com o vídeo, acesse o site do Fantástico.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.