A cada dia, aumentam os adeptos do uso de piercings, em diferentes regiões do corpo. No começo, os locais mais comuns eram as orelhas e o umbigo. Mais tarde, os adereços passaram a aparecer em narizes, língua, área dos olhos e na genitália. Embora pareça algo simples, que requer apenas que o usuário suporte um pouco de dor, no momento de colocá-los, os piercings são pequenos objetos que têm potencial para causar grandes aborrecimentos.
Inicialmente, se as condições higiênicas do local onde forem postos não estiverem adequadas, o adereço poderá causar uma infecção séria, logo de cara. O material com o qual é feito o piercing também é de grande importância. Se forem bijuterias baratas, provavelmente serão rejeitadas, pelo corpo. Contudo, um dos detalhes mais importantes (e que costuma não ter atenção, por grande parte das pessoas) é a higienização dos piercings.
Em qualquer parte do corpo em que esteja, o piercing sujo é um risco à saúde. Nos primeiros meses, logo após ter sido colocado, o objeto pode ser alvo de muitas bactérias, pois a pele onde está ainda não cicatrizou. Aberturas microscópicas podem ocasionar sérias infecções, que causam deformação ou até mesmo a necrose do tecido, além de outras consequências. Portanto, é de extrema importância que os adeptos sejam rigorosos com a higienização dos piercings, especialmente quando ainda não estiverem cicatrizados. Além disso, após tal cicatrização, é preciso manter a limpeza do local, pois isso irá evitar mau cheiro, em função do acúmulo da sujeira.
Como higienizar piercing
Primeiramente, é preciso estar, sempre, com as mãos limpas, ao tocar o adereço. É importante ter sabonetes antissépticos, em casa. A limpeza do piercing é semelhante, em qualquer local em que esteja. Enquanto a pele ainda está ferida, é preciso usar a pomada cicatrizante, diariamente, após a limpeza, que deve ser feita duas vezes, ao dia. Basta usar produtos antissépticos. No caso da língua, os enxaguatórios bucais (como o Cepacol ou Listerine) são essenciais, especialmente após as refeições.
A limpeza de piercing cicatrizado é mais simples, mas também importante. No caso do adereço posto na genitália, é melhor usar sabonetes específicos para o local. Nas orelhas e em outras partes, basta lavar e enxugar bem os piercings, diariamente. No caso da língua, permanece a limpeza com os enxaguatórios, porém com menos rigidez.
Dicas para colocar piercings
Ao decidir colocar piercings, procure adquirir produtos feitos em ouro ou aço escovado, pois eles raramente causam rejeições. Observe, também, a higiene do local, onde o trabalho será feito. Enquanto a pele ainda não tiver cicatrizado, evite usar roupas apertadas, piscinas públicas ou produtos de beleza, no local. Use apenas os indicados, para a devida limpeza. Evite, também, que a pele entre em contato com qualquer tipo de secreção alheia. No caso de qualquer dúvida, procure, antes, um profissional e peça a devida orientação.
Conheça outros cuidados: Piercing na língua: cuidados
Saiba o que pode acontecer, com o uso do piercing: Perigos do piercing em cada parte do corpo
1 comentário
EU QUERIA FURA MAIS MINHA IRMA NAO DEIXA INFELISMENTE!!!