Pilates com Bola – Benefícios

Os exercícios de pilates já se tornaram populares entre as pessoas devido aos diversos benefícios que trazem para saúde. Os movimentos contam com o auxílio de acessórios e desenvolvem o corpo, melhorando fatores como postura e flexibilidade. Os praticantes de pilates também possuem maiores chances de conquistar a boa forma.

O método de exercícios foi criado pelo alemão Joseph Pilates devido ao seu corpo debilitado e freqüente crises de asma. Assim, dá para perceber que desde o início a atividade tinha como meta encontrar o equilíbrio para levar uma vida mais saudável e desfrutar de bem-estar. O surgimento do pilates se deu durante a Primeira Guerra, mas continua conquistando adeptos até hoje.

Através do Pilates as pessoas procuram conquistar o melhor condicionamento físico, trabalhando a força e alongando o corpo com as sequências de exercícios. Considerado pelos fisioterapeutas um método completo, o Pilates pode representar tanto uma alternativa de fitness como também para reabilitação.

Capaz de desenvolver a respiração e oferecer estabilidade, o Pilates é uma técnica que continua sendo aprimorada para melhorar os seus resultados. Os praticantes dos exercícios conseguem tonificar e definir os músculos ao longo das aulas, além de se divertirem com a dinâmica proposta pela atividade.

Está comprovado que o método pilates de exercícios contribui com a estabilidade mental, ou seja, alivia ansiedade e outros sintomas da depressão. Ao participar das aulas, o indivíduo entra em contato com um grupo de pessoas e pode fazer amizades. Enfim, os benefícios resultam de um equilíbrio entre corpo e mente.

Um dos principais equipamentos para praticar Pilates é a bola, que permite a execução de diversos exercícios para melhorar o condicionamento. O trabalho muscular se torna ainda mais eficaz, defini as formas e trabalha várias partes do corpo. As aulas com bola são consideradas também divertidas pelos praticantes do método.

A bola de Pilates se revela capaz de desenvolver a musculatura e não causa interferência na execução de exercícios. Os movimentos contínuos ajudam a desenvolver pontos estratégicos do corpo, mas não tornam as aulas cansativas. É importante que a pessoa reconheça os seus limites para não sofrer com dores ou lesões.

A prática de pilates é indicada para quem busca relaxamento e serenidade, mas é necessário ter concentração para conseguir usar a bola de forma correta nos exercícios. O aparelho permite principalmente o trabalho do tronco, da coluna e dos quadris.

Com um tamanho apropriado e material resistente, a bola para pilates se destaca como um dos melhores acessórios para fitness. É possível encontrá-la em lojas especializadas em atividades físicas ou mesmo em grandes redes varejistas por preços acessíveis. O uso da bola é freqüente nas academias e clínicas de fisioterapia na busca por flexibilidade, potência e equilíbrio.

Vários tipos de exercícios podem ser realizados com a bola, tais como flexão, extensão, rotação, equilíbrio e fortalecimento dos membros inferiores. Dependendo da sequência adotada, o indivíduo consegue desenvolver vários músculos numa performance de alguns minutos.

Alguns cuidados são necessários no trabalho com bola no pilates. Em primeiro lugar o praticante precisa evitar piso escorregadio e superfícies pontiagudas que possam prejudicar o desempenho do aparelho. Procure um local amplo e agradável para se exercitar com a bola, longe de móveis e objetos que possam perfurá-la. A escolha do equipamento ideal precisa ser condizente com altura e peso.

Depois de conhecer os benefícios do pilates com bola, procure um profissional especializado para receber instruções sobre os exercícios.

Isabella Moretti

Publicitária, pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. É também empresária e CEO & Founder do ViaCarreira

Leia também:

1 comentário

  • fiz artrodese lombar posso fazer pilates com bola? obrigada

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.