Pílula do dia seguinte perigos e como usar

Saiba mais sobre a pílula do dia seguinte perigos e como usar na matéria a seguir, que traz informações importantes a respeito desse método contraceptivo bastante utilizado pelas mulheres, mas que pode acabar trazendo alguns problemas, se usado com muita frequência.

Pílula do dia seguinte perigos e como usar (Foto Ilustrativa)

Também conhecida como Contraceptivo de Emergência, a pílula do dia seguinte é um medicamento que objetiva o controle da natalidade, ao bloquear a ovulação, dificultando assim a incidência da gravidez. Se a mulher não tiver ovulado, a pílula impede ou retarda a liberação do óvulo, evitando a fertilização.

Comercializada nas drogarias e farmácias a preços relativamente baixos, a pílula tem sido cada vez mais utilizada pelas mulheres, inclusive substituindo outros métodos contraceptivos, algo que tem preocupado bastante as autoridades da área de saúde.

Nomes da pílula do dia seguinte marcas e preços

Quais são os tipos de anticoncepcionais e como eles funcionam

Pílula do dia seguinte perigos e como usar

O uso constante da pílula do dia seguinte pode anular a ação do medicamento, além de oferecer vários riscos para a saúde feminina (Foto Ilustrativa)

Como o anticoncepcional de emergência não é um medicamento de uso frequente, a opção das mulheres por ele pode trazer vários riscos para a saúde delas. São vários os perigos da pílula do dia seguinte, como tornar as mulheres vulneráveis às doenças sexualmente transmissíveis (DST).

É que como o uso da pílula geralmente está associado à falta de outro método contraceptivo, como o não uso da camisinha, por exemplo, a mulher corre mais riscos de se infectar, já que o objetivo do medicamento é unicamente evitar a gravidez.

Além disso, o uso constante do contraceptivo de emergência pode acabar anulando a ação do medicamento, devido às mudanças provocadas no ciclo menstrual da mulher, e até aumentar as chances de engravidar.

Outro risco de usar a pílula do dia seguinte com frequência é que podem surgir vários efeitos colaterais, como náuseas, vômito, sangramento, diarreia e dor de cabeça, entre outros, por causa da alta carga de hormônios presente no medicamento.

Quando a pílula do dia seguinte deve ser usada

O uso do medicamento só é indicado para situações especiais (Foto Ilustrativa)

O uso da pílula do dia seguinte é indicado para situações como:

  • Relação sexual sem o uso do preservativo
  • Camisinha estoura durante o ato sexual
  • A mulher se esqueceu de tomar a pílula anticoncepcional durante dois ou três dias
  • Casos de abuso sexual

Como usar a pílula do dia seguinte

A pílula do dia seguinte deve ser ingerida em até 72 horas após a relação (Foto Ilustrativa)

Como usar a pílula do dia seguinte? Essa pergunta é comum entre as mulheres, e a resposta é simples. O medicamento precisa ser ingerido em, no máximo, 72 horas após a relação (quanto mais rápido melhor), o que pode levar a uma eficácia em torno de 98%.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.