PIS: o que é e como consultar?

O PIS é um programa que proporciona aos empregados da iniciativa privada os benefícios determinados por lei, colaborando para o desenvolvimento das empresas. Mas para receber o abono do PIS, é necessário atender alguns critérios.
Hoje iremos ensinar como consultar facilmente, usando a internet ou telefone.

O que é o PIS?

É um programa no qual empresas privadas fazem o depósito mensalmente de um valor de contribuição para um fundo dos funcionários. Uma parte desse valor é oferecida ao funcionário anualmente como um abono salarial, sendo de responsabilidade da Caixa Econômica Federal.

O que é o PIS

Fonte/Reprodução: original

Como funciona?

O PIS é depositado mensalmente por empresas privadas e esse valor fica retido no FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). Ele é responsável por custear benefícios como seguro-desemprego e o abono salarial pago anualmente aos funcionários, como um 14º salário.

Como saber se tenho direito?

Tem direito ao PIS os trabalhadores da iniciativa privada que estão inscritos há pelo menos cinco anos no programa e que trabalharam no mínimo um mês de carteira assinada no ano de 2020 (ano-base). Outro critério importante é estar presente na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), onde os empregadores enviam as informações necessárias dos funcionários ao governo.

Qual o valor do abono do PIS?

O valor é calculado proporcionalmente ao tempo trabalhado pelo funcionário no ano-base. Caso tenha trabalhado todos os meses, o funcionário recebe o valor máximo, correspondente ao piso salarial nacional. Caso contrário, basta multiplicar o salário mínimo atual pelo número de meses trabalhados durante o ano-base e dividir por 12.

Como fazer a consulta do PIS?

A consulta do PIS pode ser feita facilmente pela internet usando o número de CPF ou até mesmo por telefone.

Onde consultar?

Agora você aprenderá como consultar facilmente pela internet. Tendo seu CPF em mãos, siga o passo-a-passo:

  1. Acesse o site “Meu INSS”;
  2. Clique em “Entrar”. Caso você não tenha cadastro, será necessário fazer uma conta seguindo as instruções do site;
  3. Faça login com seu CPF e senha.

Dessa forma você conseguirá acessar as suas informações.

Como consultar por telefone?

Outra alternativa é fazer a consulta por telefone. Através do número 0800 726 0207 é possível obter as informações necessárias.
Agora você já sabe o que é e como consultar a disponibilidade do abono fornecido pelo programa. Esperamos que suas dúvidas em relação ao assunto tenham sido esclarecidas.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.