PIX em processamento: como resolver?

O PIX é uma forma de pagamento que tem sido o favorito da população nos últimos tempos. Além da gratuidade para pessoas físicas, o fato de ser possível realizar transferências instantaneamente, todos os dias da semana e em qualquer horário, justificam essa preferência.

Se você costuma fazer pagamentos via PIX com frequência, talvez já tenha visto a mensagem “PIX em processamento”, e ficou sem entender o motivo. Hoje vamos esclarecer o assunto para você entender do que se trata a mensagem, e o que pode levar a esse status.

O que é PIX em processamento?

PIX em processamento significa que uma instabilidade impediu que a transferência fosse feita da forma correta. Isso pode ter acontecido por alguns fatores que falaremos adiante, mas é importante ressaltar que a transação é finalizada assim que possível.

Como resolver PIX em processamento?

Quando o PIX está em processamento, não há muito o que ser feito. É necessário esperar que o sistema estabilize, o que pode levar algum tempo.

Como resolver PIX em processamento
Fonte/Reprodução: original

Você pode tentar fechar o aplicativo, reiniciar o wi-fi e abrir novamente o aplicativo do banco para ver se a transação foi concluída. Outra alternativa é reiniciar o celular e usar a internet via dados móveis.

Caso nenhuma das alternativas funcione e o pagamento for urgente, você pode realizar a transferência através de TED ou DOC, por exemplo. Mas vale lembrar que o PIX será concluído assim que a situação se normalizar.

Quais fatores podem levar ao PIX em processamento?

Um pagamento via PIX pode ficar em processamento quando há instabilidade no sistema financeiro brasileiro ou no aplicativo da instituição bancária. Em ambos os casos não há riscos, e é necessário aguardar para que a situação se normalize e o valor seja então transferido para a conta de destino.

Como cancelar PIX em processamento?

Não há como cancelar um PIX em processamento. Você pode entrar em contato com a instituição bancária e solicitar o cancelamento da operação, mas não é possível fazer isso no aplicativo.

Agora você não precisa mais se preocupar quando surgir a mensagem “pix em processamento”, pois já sabe que se trata de uma instabilidade que será resolvida em breve. O PIX é um meio de pagamento seguro, que realizará a transferência assim que possível.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.