Levando em conta, a beleza, o aroma, as cores e o desenho das plantas, muitas pessoas acabam escolhendo plantas que, não cabem no espaço preparado e muitas vezes o resultado acaba sendo catastrófico. Entre os requisitos mais importantes a serem analisados antes de comprar uma planta é o tamanho que as raízes podem alcançar. Tudo para evitar despesas extras e aquela desagradável dor de cabeça.
Plantas que devem ser evitadas no jardim
Dentre as plantas que devem ser evitadas estão: a figueira, o xixá, pau-ferro, guapuruvú e flamboyant. Estas plantas possuem raízes tubulares que ampliam sua base para assegurar maior estabilidade. Antes de escolher alguma espécie, recomenda-se pedir a orientação de um especialista da área.
Leia mais: Sugestões de plantas para escritório
Mais espécies a evitar
Fícus, alfeneiros, casuarina, chorão, falsa-seringueira, eucalipto e grevilha são as plantas que não devem ser inseridas em espaços pequenos. Como acarretam muitos problemas as floreiras e as jardineiras que, geralmente são plantadas sobre lajes de imóveis também precisam ser evitadas.
Veja também: Plantas indicadas para ambientes fechados: sugestões
Não são somente as raízes invasivas de algumas plantas que podem acarretar problemas à construção. A queda de folhas também é outro problema muito frequente, já que pode entupir drenos, ralos e calhas, acarretando mau cheiro e deixando pisos escorregadiços.
Espécies como a sapucaia, paineira, jaqueira e abacateiro, que geralmente dão frutos grandes e pesados, também precisam ser evitadas, sobretudo em áreas de grande fluxo de pessoas, para evitar acidentes.
As espécies venenosas também entram na lista das arriscadas. Não devem ser inseridas em jardins onde rodeiam crianças e animais domésticos, os quais podem ser contagiados pela ingestão de frutos ou folhas venenosas.
Confira ainda: Plantas que dão flores o ano todo
Algumas espécies como é o caso do eucalipto, possuem rápido crescimento o que faz a madeira ser mais mole, podendo com uma forte chuva quebrar galhos e danificar moradias ao redor.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.