No auge do verão, os brasileiros começam a se preocupar com a proliferação do mosquito da dengue. O Aedes aegypti é considerado um grande perigo para a saúde pública, afinal, ele é um poderoso vetor de doenças.
Saiba mais: Eliminar água parada não é mais suficiente para combater o mosquito da dengue
A dengue é uma enfermidade que se manifesta através de sintomas típicos, como febre, dores musculares, tontura, vômitos e dores oculares. Quando atinge o grau hemorrágico, pode causar sangramentos e até levar a morte.
Com medo de acabar deixando água parada e atraindo o mosquito da dengue, muitas pessoas abrem mão de cultivar plantas em casa. No entanto, não é preciso fazer este tipo de renúncia para manter o aedes aegypti bem longe do lar.
Cultivo de plantas X dengue
A planta, quando bem cuidada, não oferece risco de dengue para a família. Para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença, os moradores podem adotar medidas simples e funcionais. Veja a seguir algumas dicas:
– Colocar areia nos pratinhos das plantas;
– Não deixar acumular entulho no jardim;
– É importante ter o hábito de remover a água dos pratinhos das plantas;
– Aplicar borra de café nas plantas. O composto contém substâncias que impedem o desenvolvimento das larvas;
– A planta deve ser regada apenas quando realmente necessitar, ou seja, quando a terra estiver seca;
– Borrifar uma solução de água sanitária com água é uma forma de controlar a evolução das larvas.
Plantas que atraem ou não o aedes aegypti
Algumas plantas típicas do verão possuem as folhas com formato de roseta, favorecendo assim o acúmulo de água. Neste caso, o morador deve tomar cuidado na hora de regar e também redobrar a sua atenção nos períodos de chuva.
Apesar de ter a fama de acumular água, a bromélia não é necessariamente uma atração para o mosquito da dengue. Esta planta não faz uma poça de água, mas sim mantém uma reserva para suprir a sua necessidade de nutrientes.
O reservatório da bromélia guarda água antes mesmo do seu primeiro ano de vida. Rapidamente a roseta se transforma em um pequeno e rico ecossistema. Como a água acumulada está repleta de organismos, as larvas do mosquito da dengue não encontram um ambiente favorável para se desenvolver.
A planta pode ser uma aliada no combate ao Aedes aegypti. A Crotalaria, por exemplo, é um arbusto com florzinhas amarelas que atrai libélulas, insetos estes que são considerados os predadores naturais do mosquito da dengue.
O plantio da Crotalaria no quintal, no jardim, nas margens de rios e principalmente em terrenos baldios se revela uma importante estratégia para combater a proliferação do Aedes aegypti.
Veja também: Dengue: o que é importante saber sobre a doença
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.