O pole dance é um tipo de dança sensual que utiliza uma barra vertical para realizar os movimentos. A modalidade surgiu na Inglaterra nos anos 80, mas rapidamente se espalhou pelo mundo e conquistou o público feminino.
Quando o pole dance começou a ganhar fama, ele era associado ao âmbito dos strip clubs. Com o passar do tempo, a dança acrobática ganhou os circos e depois as academias.
O pole dance, no entanto, não é uma atividade exclusiva para mulheres. Alguns homens também estão se interessando na dança e se matriculam em cursos específicos para aprender os movimentos no poste.
Homens também praticam pole dance
O pole dance parece uma atividade exclusiva de mulheres, mas os homens também estão apostando na dança. Contudo, quando contam que são praticantes, eles sofrem com preconceito e recebem olhares críticos.
Em 2011, o Campeonato Paulista de Pole Dance teve a sua primeira categoria masculina e contou com apenas três participantes. Já em 2013, 10 homens que competiram na barra vertical.
Identificando o interesse masculino em praticar pole dance, a escola Vertical Fit lançou um curso exclusivo para homens em 2010. Apesar da tentativa de romper tabus, as mulheres dominaram a turma masculina, alegando que o trabalho muscular feito nas aulas “deles” era mais intenso.
Como é o curso masculino de pole dance?
As aulas voltadas para o público masculino costumam ser bem diferentes do treino feminino. Os rapazes não costumam colocar em prática os movimentos sensuais. Na verdade, as acrobacias na barra vertical exigem muita força, resistência e equilíbrio.
De acordo com Mari Silva, especialista de pole dance da Vertical Fit, os homens interessados na atividade ligam para fazer perguntas e até procuram assistir uma aula da turma masculina antes de fazer a matrícula. Em 2012, a escola de pole dance teve 150 alunos, sendo que apenas 12 eram homens.
Os homens que buscam as aulas de pole dance normalmente têm entre 19 e 25 anos. Eles começam a treinar com o objetivo de se divertir, sem a intenção de competir. Todos também costumam achar a academia tradicional muito chata.
Quando os preconceitos são superados, o pole dance só traz benefícios para o corpo e para a mente. A atividade contribui com a definição muscular, aumenta a autoconfiança, eleva a autoestima, alinha a coluna, fortalece os braços e melhora a respiração.
Com o tempo, o praticante de pole dance pode aumentar o nível de dificuldades dos exercícios. Os movimentos mais complexos costumam exigir força abdominal e da parte superior do tronco.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.