Por quanto tempo conservar cada alimento?

A conservação dos alimentos é um tema que tem sido muito discutido quando se fala em responsabilidade social. Isso também está relacionado à economia, já que no final do mês a diferença no orçamento pode ser grande, ao invés e perder os alimentos e serem descartados, eles podem ser conservados. Saiba mais sobre o assunto e veja por quanto tempo se pode conservar cada alimento.

Alguns alimentos não podem ser guardados por muito tempo. (Foto: divulgação)

Conservação dos alimentos

Desperdiçar alimentos não é nada bom. Afinal, quando guardados corretamente, eles podem ter sua vida útil prolongada. Uma dica bem simples é utilizar os potes e sacos plásticos para essa finalidade, mas colocar uma etiqueta com data para identificar. Essa é uma forma de evitar esquecer o alimento e ele se deteriorar com o passar do tempo.

O tempo que os alimentos devem ser refrigerados varia a cada caso. Em temperatura de 10º C, os ovos podem ser mantidos por até 10 dias. Já as frutas e legumes alcançam uma semana e as verduras em folhas não ficam mais do que três dias. Os peixes, carnes e outros alimentos que passam por cozimento devem ser resfriados a 4 graus Celsius.

Depois de armazenados, pescados e seus derivados, devem ser consumidos em até 24 horas. As carnes bovina, suína e de outras aves ficam por mais tempo, em torno de 72 horas. Já os laticínios alcançam sete dias em estado adequado para consumo.

Os alimentos devem ser conservados corretamente. (Foto: divulgação)

Congelando os alimentos

O congelamento é um procedimento que exige várias etapas. Para congelar da maneira correta é necessário ficar atento para a temperatura do freezer que deve ser de -18 graus Celsius. As temperaturas maiores aumentam as chances de reprodução de bactérias. A maioria dos alimentos pode ser congelados, com algumas exceções, como a maionese e frutas, como pêra e banana. A gelatina que é rica em água pode formar uma crosta cristalizada. Nas batatas cozidas e vetais crus, acontece modificação de textura.

Os ovos cozidos e ou crus podem ser romper e a gema pode ser granulada com o congelamento. Em doces, como pudins e manjares o sabor é modificado. O tomate só deve ser congelado em forma de molhos.

Para congelar de maneira correta, o primeiro passo é separar os alimentos de boa qualidade e limpos para garantir a não contaminação. O ideal é adicionar todos eles em pequenas porções, dentro de potes ou sacos plásticos próprios. A quantidade indicada é a mesma referente a uma refeição. O tempo de congelamento deve ser controlado, sendo identificada uma etiqueta com data de fabricação e prazo de validade do alimento.

Os alimentos devem ser guardados separadamente e identificados. (Foto: divulgação)

Os alimentos podem ser conservados para o consumo depois de serem preparados. Entretanto, eles devem ser guardados corretamente para evitar que estraguem e se tornem prejudiciais para a saúde. Aposte nas dicas para conservar os alimentos.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.