A CULPA MATERNA: COMO LIDAR COM O SENTIMENTO NEGATIVO

As mães tão dedicadas, sempre apoiando e amparando seus pequenos. No entanto, ao lado da maternidade, muitas mulheres acabam sentindo-se sobrecarregadas com responsabilidades e culpas. A Culpa Materna: como lidar com o sentimento negativo é um tema que atinge muitas mães brasileiras, que buscam soluções para se sentir mais à vontade e seguras em sua função de mãe.

Culpa por Ter que Saiir para Trabalhar

Muitas mães acabam se sentindo culpadas por ter que sair para trabalhar e deixar o bebê sob a responsabilidade de alguém. No entanto, é necessário lembrar que as crianças muito pequenas podem ter algum prejuízo emocional, mas isso não significa que a mãe deva parar de trabalhar. Trabalhar menos horas por dia e trazer o serviço para casa são essenciais para mudar a realidade. Além disso, dar uma saidinha rápida no horário de almoço para ver o pequenino pode ser benéfico para a relação mãe-bebê.

Culpa por Críticas Negativas

As críticas e palpites com relação à educação do pequenino sempre irão existir, independente se a mãe cuida bem ou mal de seu bebê. As mulheres precisam se precaver e ter em mente que dar ouvidos aos comentários, especialmente quando vêm de pessoas muito diferentes, mais atrapalha do que ajuda. Seguir o instinto materno e filtrar os conselhos são essenciais para não se desestabilizar.

Culpa por Não Poder pagar Creche ou Escola Particular

Toda mãe quer que o filho receba um ensino de qualidade, mas matricular o pequeno numa escola cara não vai garantir que ele aprenda mais e muito menos fará da mulher uma mãe melhor. O mais importante é deixar com que a criança saiba que, apesar dos pais terem seus limites, tentam oferecer o que têm de melhor.

Culpa por Perder a Paciência

As crianças testam os limites dos adultos e é inevitável acabar perdendo a paciência em algum momento. As mães não devem se culpar por essa situação, que acontece com todos os pais e é totalmente aceitável. Se controlar e se desculpar são fundamentais para não estragar a relação mãe-bebê.

Dicas para Lidar com a Culpa Materna

  • Trabalhar menos horas por dia
  • Trazer o serviço para casa
  • Dar uma saidinha rápida no horário de almoço para ver o pequenino
  • Seguir o instinto materno
  • Filtrar os conselhos
  • Se controlar e se desculpar

Conclusão

Lidar com a culpa materna é fundamental para as mães brasileiras, que buscam se sentir mais seguras e à vontade em suas funções. Além disso, é essencial lembrar que a culpa é um sentimento normal e não significa que a mulher esteja fazendo algo de errado. Compartilhe suas expériências e dicas com as outras mães para criar um ambiente de apoio e compreensão.

O que você achou deste conteúdo?