Portabilidade PIX: o que é?

O PIX tem está se tornando cada vez mais popular, por ser um meio de pagamento extremamente rápido, seguro e eficaz. Afinal, as transferências podem ser feitas durante todos os dias da semana por 24h, sem taxas para pessoas físicas e microempreendedores individuais.
Mas você já parou para pensar se é ou não possível fazer a transferência de uma chave PIX já cadastrada de um banco para outro? Isso é possível e se chama portabilidade, que deve ser oferecida por todos os bancos que utilizam a ferramenta como um dos meios de pagamento disponíveis.

Como funciona a portabilidade PIX?

A portabilidade PIX permite que uma chave já cadastrada em uma conta seja transferida para outra, semelhante à troca de operadora quando o número de telefone permanece igual. Isso facilita a mudança de instituição bancária, sem ser necessária a criação de uma nova chave.

Como funciona a portabilidade PIX

Fonte/Reprodução: original

Quanto tempo demora a portabilidade PIX?

A portabilidade PIX pode demorar até um prazo máximo de sete dias úteis para ser concluída.

Como solicitar a portabilidade PIX?

A solicitação da portabilidade PIX precisa ser feita no banco em que pretende-se deixar a chave registrada. Basta tentar cadastrar a chave já existente, e aparecerá uma mensagem perguntando se deseja fazer a portabilidade. Uma solicitação para confirmação é enviada para o banco em que a chave está cadastrada, para que o processo de transferência se inicie. Vale lembrar que sem essa confirmação não é possível fazer a portabilidade!

Por que fazer a portabilidade do PIX?

Fazer a portabilidade PIX permite escolher em qual banco você deseja receber pagamentos utilizando determinada chave. É também uma forma de centralizar todos os pagamentos em uma única conta, útil para empresários que costumam manter várias contas correntes. Ou você simplesmente achou necessário trocar de instituição bancária, e quer levar sua chave PIX para ela.
Em todos os casos, saber da portabilidade PIX e como fazê-la, pode te ajudar em diversas situações. O PIX é um meio de pagamento muito utilizado hoje em dia, aceito até mesmo em alguns estabelecimentos e lojas físicas. Esperamos que as suas dúvidas sobre o assunto tenham sido esclarecidas.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.