A Prefeitura de São Paulo autorizou a reabertura do Shopping Center Norte, interditado desde a quarta-feira (5). A decisão foi anunciada hoje e aconteceu após a realização de vistorias no novo sistema de drenagem do gás metano do subsolo.
Em uma primeira vistoria realizada ontem (5), o órgão ambiental considerou que a exigência da instalação de um sistema emergencial de drenagem foi cumprida. Já na inspeção de hoje, afastou o risco de explosão e a Cetesb suspendeu hoje a multa diária de R$ 17.450 imposta ao Shopping Center Norte desde o dia 19 de setembro.
Com a autorização concedida, a administração do Shopping Center Norte divulgou que reabre amanhã. Outros estabelecimentos localizados no mesmo complexo, como o Carrefour e o Lar Center também voltarão a funcionar.
De acordo com informações da Folha, se o Center Norte terá 120 dias para regularizar outras pendências.
Entenda o caso.
O Shopping Center Norte, localizado na Zona Norte de São Paulo, foi construído em um terreno que servia como depósito de lixo e no qual há altas concentrações do gás metano. De acordo com a Cetesb, havia risco de explosão causada pelo vazamento do gás, que é inflamável.
O local estava fechado desde quarta-feira (5), quando a justiça cassou a liminar que mantinha o local em funcionamento. A mesma determinação já havia sido recebida em 26 de setembro, quando a Prefeitura ordenou a interdição em 72 horas além da aplicação de multa de R$ 2 milhões pelo não cumprimento de exigências da Cetesb.
Após dois dias, a administração assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público, se comprometendo a instalar oito novos drenos de gás em 20 dias, porém a prefeitura considerou a medida como insuficiente.
Ontem, a administração do centro comercial afirmou ter instalado 11 drenos interligados a nove máquinas a vácuo, tendo assim um dreno a mais que o exigido no TAC e esperava cumprir as medidas determinadas pela Cetesb antes do prazo firmado, que originalmente previa sua finalização para 17 de outubro.
O shopping Center Norte é o segundo maior de São Paulo em fluxo de pessoas, com um público diário de 80 mil pessoas de segunda a sexta e de 120 mil nos finais de semana.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.