Muitas pessoas possuem alergia a alimentos. Ela ocorre devido a uma alteração imunológica que resulta em uma resposta exagerada contra algum componente alimentar. Para conhecer as comidas que mais causam alergia, confira mais sobre o assunto.
Definição
A alergia alimentar é um processo realizado pelo sistema imunológico (responsável pela defesa do organismo), que reage de maneira exagerada a determinados componentes dos alimentos que são incompatíveis ao organismo. O resultado é o aparecimento de manifestações que podem ser momentâneas (agudas) ou crônicas, podendo haver períodos de melhora e piora.
Veja também: Alergia e intolerância alimentar – qual a diferença.
Quadro clínico
Em geral as manifestações que surgem a partir de um quadro alérgico, são:
- Pele: coceira, inchaço, vermelhidão;
- Olhos: coceira, vermelhidão, lacrimejamento, inchaço;
- Nariz: coceira, espirro, secreção transparente e obstrução nasal;
- Boca: inchaço, gengivite (inflamação da gengiva); salivação em excesso, irritação da íngua e afta;
- Estômago: azia, dor articular, inchaço, dificuldade de movimentos;
- Respiratório: falta de ar, “chiado no peito” e dor torácica ao respirar.
Em geral, as pessoas apresentam mais de uma das manifestações anteriormente citadas.
Principais alimentos que causam alergia alimentar
Leite
Cerca de 90% dos casos de alergia alimentar estão relacionados ao leite de vaca. Em geral, essas pessoas apresentam as manifestações ainda na infância.
Ovo
A albumina, proteína do ovo, é utilizada em diversos tipos de alimentos, como marshmalows e comidas congeladas. Além disso, algumas vacinas também contém ovo em sua composição, e por isso, é importante que indivíduos alérgicos a esse alimento questionem sobre o assunto antes de realizar a vacinação, que poderia causar graves consequências a sua saúde.
Trigo, aveia, cevada e centeio
O principal componente que causa alergias é o glúten. Algumas pessoas possuem alergia a esse componente e são chamadas de portadoras da doença celíaca.
Peixe
Em especial o peixe estragado apresenta alto teor de histamina (responsável pela reação alérgica), mesmo antes que haja alteração de sabor e do cheiro.
Frutos de mar
O caranguejo, lagosta e o camarão são os que mais ocasionam reações alérgicas.
Tomate
A alergia ao tomate é comumente manifestada quando se utiliza muito esse alimento na dieta.
Frutas cítricas
Algumas pessoas apresentam alergia a frutas cítricas, por isso podem manifestar deficiência de vitamina C, necessitando de suplementação na dieta.
Refrigerante à base de cola e chocolate
Pessoas que apresentam alergia a esses alimentos são facilmente identificáveis.
Leguminosas
Entre elas as mais comuns estão a soja, a ervilha e os feijões.
Milho
O milho é fonte para alimentos como o amido de milho, o óleo de milho e farinhas à base de grão. Assim, é preciso ficar atento às alterações após consumi-los.
Outros alimentos potencialmente causadores de alergia e que merecem ser citados são a castanha, amendoim, temperos industrializados em geral e aditivos alimentares. Alguns corantes e aditivos artificiais podem trazer manifestações de alergia alimentar, porém, sua associação é mais difícil por estarem presentes em quase todos os alimentos.
Leia também: Como lidar com as alergias alimentares das crianças.
Após conhecer quais são os alimentos que mais causam alergia alimentar, basta ficar atento às manifestações e, diante de qualquer sinal e sintoma, buscar a orientação de um especialista.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.