Separamos hoje os principais blocos carnavalescos do Brasil. Aliás, aqui existem diversos tipos de eventos realizados durante o Carnaval, como os desfiles das escolas de samba, os bailes e as micaretas, entre outros. Muita gente aproveita ainda o feriado para viajar para as praias, sítios, fazendas, pousadas no campo ou até mesmo para o exterior. Mas, entre as atrações mais populares do nosso Carnaval estão, sem dúvidas, os blocos. Os primeiros blocos carnavalescos de que se tem notícia teriam surgido ainda no século XIX, no Rio de Janeiro, quando as ruas da capital carioca eram invadidas, durante a folia, por diversos grupos de pessoas, fantasiadas ou não, que estavam em busca de muita diversão.
Principais blocos de Carnaval do Brasil
Daí em diante, os blocos começaram a surgir em todo o país, e hoje em dia, mesmo nas cidades mais pacatas, costuma aparecer um bloco carnavalesco, para agitar, nem que seja por um dia, a população local. Vamos então conhecer alguns dos principais blocos carnavalescos do Brasil.
Leia mais informações sobre: Os principais blocos de carnaval de São Paulo
Blocos da região Norte
Na região Norte do país, os principais blocos carnavalescos estão concentrados nos estados do Amazonas e do Pará. No primeiro, se destacam a tradicional Banda da Bica e os blocos Leva eu e Chitara da Chapada. Já no território paraense, alguns dos blocos que agitam a população são o Fofó de Belém, Elka, Fofó do Lino, Jambu do Kaveira, Os Filhos da Pauta e os Piratas do Amor.
Nordeste
No Nordeste, há blocos carnavalescos de grande destaque, principalmente em Pernambuco e na Bahia, como por exemplo o Galo da Madrugada, considerado o maior bloco do mundo, que costuma reunir mais de 1 milhão de pessoas nas ruas de Recife. Nas proximidades da capital pernambucana, fica a cidade de Olinda, com o seu popularíssimo Carnaval, que conta com mais de 800 blocos, entre os quais o Bacalhau do Batata.
Já na Bahia, a cidade de Salvador é cheia de blocos famosos, cada um comandado por uma banda de sucesso. Entre eles há o Camaleão (Chiclete com Banana), Timbalada, Olodum, Crocodilo (Daniela Mercury), Papa (Cláudia Leite), Ara Ketu, Me Abraça (Asa de Águia) e Balada (Jammil).
Centro-Oeste
Na capital federal, que costuma ficar quase abandonada durante a folia, também há muitos blocos de Carnaval, como o Bloco dos Raparigueiros, Galinho de Brasília, Baratona e Pacotão.
Em Goiás, há os blocos De Qualquer Jeito e Zé Pereira, enquanto em Mato Grosso se destacam o Bloco Boca Suja, Banana da Terra e Eletro Samba.
Sudeste
Na região Sudeste também há uma grande concentração de blocos, principalmente no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. No Rio, têm grande destaque a Banda de Ipanema, Bafo do Onça, Boêmios do Irajá, Cordão da Bola Preta, Imprensa que eu Gamo, Simpatia é Quase Amor e Cacique de Ramos.
Em Minas Gerais, há a Banda Mole (Belo Horizonte), Bloco do Caixão e Zé Pereira dos Lacaios (ambos em Ouro Preto), As Domésticas, Biribiri e Chica da Silva (os 3 de Diamantina).
Leia mais informações sobre: Blocos de Carnaval mais famosos
Sul
Na região Sul estão o Bloco dos Sujos (Florianópolis), Garibaldis e Sacis (Curitiba), Maria do Bairro e Banda do Biju do Alegrete (Porto Alegre).
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.