A tireoide é uma glândula localizada na parte anterior do pescoço, sendo responsável pela secreção de vários hormônios importantes para nosso corpo. O cansaço, a insônia, o suor, a queda de cabelos, a perda de peso ou dificuldades para emagrecer podem ser sintomas de problemas na tireoide. Saiba mais sobre o assunto e conheça os problemas mais comuns da tireoide.
Glândula Tireoide
A tireoide é uma glândula em formato de borboleta que fica localizada na frente do pescoço. Ela possui papel importante no funcionamento do coração, cérebro, rins e fígado. Além disso, atua no crescimento das crianças, fertilidade, peso corporal, ciclos menstruais e nas emoções.
Essa glândula é responsável pela produção de dois hormônios, a triiodotironina e a tiroxina conhecidos também como T3 e T4 respectivamente. Quando a tireoide não funciona direito e produz esses hormônios em excesso, chamamos de hipertireoidismo. Já quando ela produz poucos hormônios, chamamos de hipotireoidismo.
Veja também como fazer auto exame da tireoide
Hipertireoidismo e Hipotireoidismo
1. Hipertireoidismo: é provocado pelo excesso de hormônios da tireoide. A causa mais comum é dada pela estimulação da glândula de forma exagerada pelo sistema imunológico. Dentre os principais sintomas estão:
- Bócio (aumento da tireoide);
- Pele seca;
- Dores articulares;
- Aumento do colesterol;
- Aumento do peso;
- Alterações no ciclo menstrual;
- Letargia;
- Inchaço.
2. Hipotireoidismo: é causado pela diminuição ou ausência de hormônios produzidos pela tireóide. A causa mais comum é uma inflamação crônica auto-imune, chamada de tireoidite de Hashimoto, onde o próprio sistema de defesa bloqueia a tireoide. Dentre os principais sintomas estão:
- Desânimo;
- Apatia;
- Cansaço;
- Sonolência;
- Ressecamento da pele, cabelos;
- Unhas fracas;
- Intestino;
- Perda de peso.
Outros problemas da tireoide
- Tireoidites: podem não apresentar sintomas ou causar dores no pescoço, dificultando engolir os alimentos. Além disso, pode causar febre e sensação de inchaço no pescoço.
- Nódulos e tumores: normalmente não geram sintomas. Em alguns casos, a tireoide aumenta de tamanho, podendo causar aperto ou sensação de sufocação no pescoço. Os cânceres estão entre os principais.
Veja também tireóide o que é e como tratar
As alterações na glândula tireoide podem causar sérios problemas na saúde dos indivíduos. Sendo assim, o endocrinologista deve ser consultado assim que perceber alguma alteração como o atraso do crescimento infantil, histórico familiar de alterações ou se apresentar os sintomas referidos. O médico irá avaliar o caso e as possíveis medidas de tratamento.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.