Saiba tudo sobre produtos de beleza vencidos o que fazer. Quando o prazo de validade de um cosmético espira, alguns cuidados devem ser tomados para não colocar a saúde da pele em risco. Isso vale para hidratantes, maquiagens, perfumes, entre outros itens.
Provavelmente você já se deparou com algum produto de beleza vencido. Eis que, nesse momento, surge a dúvida: será que o uso pode continuar ou o descarte deve ser imediato? Essa e muitas outras questões serão respondidas ao longo da matéria.
Leia mais: Cosméticos vencidos: como identificar
Produtos de beleza vencidos o que fazer
Muitas pessoas não sabem como lidar com produtos de beleza vencidos o que fazer, especialmente quando o cosmético é caro e muito importante na rotina de beleza. Os especialistas, por sua vez, asseguram que o uso do produto com validade vencida não deve continuar por muitos dias.
Os produtos de beleza são afetados pelo tempo e acabam oxidando. Isso acontece porque ele entra em contato com fatores degradantes, como ar, temperatura elevada e até mesmo a luminosidade.
Prazo adicional de validade
Quando um produto de beleza vence, ele ainda se encontra em boas condições, afinal, não se estraga de um dia para o outro. O prazo adicional de variedade depende muito da composição da fórmula e do modo de armazenamento.
A validade do cosmético, que aparece claramente na embalagem, não pode ser ignorada. Portanto, o prazo adicional máximo é de 15 dias além da data que aparece no rótulo. Nesse período pós-validade, não há garantia de que os ingredientes do produto vão agir na pele ou no cabelo conforme o esperado. Um creme anti-idade, por exemplo, deixa de exercer efeito rejuvenescedor.
Saiba mais: Os perigos da maquiagem vencida
Perigos de usar produto de beleza vencido
Os produtos de beleza vencidos colocam a saúde em risco, especialmente os cremes à base de alfa-hidroxiácidos. Essas substâncias causam irritação na pele, sobretudo quando a cútis já apresenta sensibilidade. Os perigos não param aí e também estão presentes em cosméticos que parecem inofensivos, como colônias, óleos corporais, cremes depilatórios e protetores solares.
Quando um cosmético vencido é aplicado na pele, ele pode reagir de forma negativa e desencadear um processo de inflamação. A epiderme sofre, então, com bolinhas, coceira, descamações, vermelhidão e até mesmo ardência. Esses sintomas são típicos de um quadro de dermatite alérgica de contato.
É bem fácil descobrir se um produto de beleza estragou, basta observar as características dele. Em geral, é comum acontecer mudanças no cheiro, na textura e na cor.
Veja também: Prazo de validade de cosméticos: cuidados
Agora você já sabe tudo sobre produtos de beleza vencidos o que fazer. Se você usou um cosmético que passou da validade e irritou a sua pele, procure um dermatologista. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre beleza.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.