Buscando por produtos para tratar queda de cabelo? A diminuição ou queda dos cabelos é um problema bastante comum entre as pessoas do sexo masculino, entretanto, nem todos os casos podem ser chamados de calvície, uma vez que este termo se refere à rarefação capilar. Estudiosos no assunto afirmam que quando o problema se desenvolve em mulheres, na maioria das vezes está associado ao estilo de vida, como as alterações hormonais decorrentes do estresse.
Produtos para tratar queda de cabelo
Geralmente quando uma pessoa se queixa de queda dos cabelos podemos afirmar é um caso de perdas anormais. O limite de fios perdidos no decorrer do dia considerado dentro da normalidade gira em torno de 100. A queda de cabelo pode ser percebida principalmente durante o banho ou hora de se pentear. A diminuição patológica do cabelo é considerada aquela em que a pessoa perde mais de 150 fios diariamente. Para resolver, existem alguns produtos para tratar queda de cabelo.
Leia mais informações sobre: Tratamento Natural Para Queda de Cabelo
Situações em que a queda de cabelo é maior
Algumas situações podem cursar num número maior de perda dos fios sem que isso seja considerado patológico. Em épocas de menor luminosidade como outono e inverno, a perda capilar é naturalmente maior em todas as pessoas. Isso acontece porque existem receptores de luminosidade na pele, que acaba sendo mais estimulada durante o verão.
Como diagnosticar o problema
Mediante a suspeita de perda patológica dos fios é necessária a solicitação de exames de rotina, que podem ajudar a diagnosticar o problema. Uma investigação envolvendo a pesquisa de alteração dos hormônios da hipófise, tireoide, suprarrenal, testículos ou ovários é necessária, bem a dosagem das reservas de ferro, zinco, cobre e vitaminas e, em algumas situações, até uma biopsia do couro cabeludo.
Infelizmente os cosméticos como xampus servem apenas como coadjuvantes para o tratamento, sendo impossível reverter o quadro apenas com esse produto. Por outro lado esses itens anti-queda ajudam a manter o couro cabeludo limpo e saudável, especialmente quando existem comorbidades como caspa e seborreia.
Produtos para tratar a queda de cabelo
O órgão regulamentador da saúde de alguns países (Ministério da Saúde, no Brasil), aprova o uso de algumas substâncias para tratar a perda de cabelo, dentre os quais podemos citar:
Para homens: Podem ser usados produtos tópicos que contenham Minoxidil, que funciona estimulando a divisão celular e consequentemente o crescimento dos fios. Outra opção tópica é o Avicis (14-akfa-estradiol), que impede a formação da DHT (di-hidrotestosterona), uma substância que atua fazendo diminuindo o tamanho dos fios. A opção oral mais conhecida é a Finasterida, que funciona inibindo a atividade da 5-alfa-redutase, responsável em converter a testosterona em DHT, que possui efeitos mais potentes.
Para mulheres: O Minoxidil e o Avicis podem ser usados topicamente, assim como nos homens, enquanto que o tratamento por via oral é realizado com Flutamina, uma substância que funciona bloqueando a ação dos hormônios masculinos na pele e nos cabelos. Independente da forma de tratamento é imprescindível que seja realizado acompanhamento médico a fim de proporcionar maior segurança contra efeitos colaterais e reações adversas.
Leia mais informações sobre: Tratamento para Queda de Cabelo a Laser
Dicas para lidar com o problema
Pessoas que optam por tratamento a laser devem saber que essa não é considerada uma intervenção ética, uma vez que não existem estudos que comprovem sua eficácia. Prender o cabelo todos os dias não é aconselhado, seja com elástico ou não, pois essa atitude pode acabar agravando ainda mais o problema.
Se não aplicada na forma correta ou com um equipamento de qualidade, as pranchas alisadoras lesionam a haste capilar. O mesmo processo acontece com a escova. O recomendado é realizar tais procedimentos em uma frequência máxima de dias alternados, dependendo do estado do cabelo.
A queda de cabelo é um problema mais comum entre os homens, entretanto, quando ocorre nas mulheres causa muita preocupação e medo. Nem sempre a perda dos fios é considerada anormal, e ela pode se pronunciar em estações de menor luminosidade. Várias drogas podem ser usadas para tratar o problema, sendo necessário acompanhamento médico para monitorização do paciente.
Queda de cabelo pode ser um problema mais que genético
Quando o cabelo começa a cair além da conta torna-se preocupante, pois nem sempre a queda que ocorre é de ordem genética, mas pode ser alguma falta de nutrientes no seu organismo. Você pode fazer vários tratamentos caseiros, que na maioria das vezes traz ótimos resultados, mas caso a queda persista, então é hora de você procurar um dermatologista para averiguar o problema e poder tratar antes que seja tarde de mais.
Produtos caseiros para queda de cabelo
Existem inúmeros tratamentos caseiros para amenizar a queda de cabelo, entre eles destacamos a babosa, que é excelente e ainda proporciona brilho e maciez. Outros tipos de máscaras com frutas como abacate e ovos também fazem muito bem para o cabelo fortalece a raiz e proporciona maior brilho. Outra dica muito importante é você se alimentar bem, pois com uma alimentação balanceada com frutas, legumes e verduras é possível repor todos os nutrientes que o couro cabeludo necessita para evitar a queda dos cabelos e fazer com que nasçam pelos novos, fortes e brilhantes.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.