As Doenças Alérgicas e o Clima Seco: Como Proteger Sua Saúde
O tempo seco pode causar diversos problemas a nossa saúde, e uma das consequências mais comuns é o aumento das doenças alérgicas. As Alergias Ocorrem com Mais Frquência Quando a Umidade do Ar Está Baixa.
Doenças Alérgicas Causadas pelo Clima Seco
A falta de humidade no ar favorece o contato entre os agentes que causam as alergias e as mucosas respiratórias, levando ao aumento da ocorrência de doenças como:
- Rinite
- Asma
- Bronquite
- Sinusite alérgica
Mais do que isso, o tempo seco também pode causar resfriados e gripes, pois o contato entre os vírus e bactérias com a superfície de mucosas é mais frequente nestas épocas.
Pneumonia e Outras Complicações Respiratórias
A baixa umidade do ar também pode favorecer a colonização das vias aéreas por microrganismos como bactérias e vírus, levando ao desenvolvimento de doenças graves como a pneumonia.
Além disso, o clima seco pode causar dores de cabeça, principalmente enxaquecas, devido à baixa umidade do ar que desencadeia o desequilíbrio do organismo.
Problemas de Pele e Boca
A falta de humidade no ar também pode causar problemas de pele e boca, como pele seca e rachaduras, e boca seca com rachaduras.
Como Prevenir As Doenças Causadas pelo Clima Seco
O uso de soro fisiológico nasal ajuda a diminuir o problema, mas há várias outras medidas que podem ser tomadas para evitar as doenças causadas pelo clima seco:
- Beba Bem: beba bastante água, sucos naturais ou água de coco. Durante o clima seco e nas épocas de frio, perdemos muito líquido pela transpiração.
- Use Plantas em Casa: coloque plantas em casa, pois elas conseguem umidificar o ar e ainda embelezam o ambiente.
- Vaporizadores de Ar: use vaporizadores de ar em casa, para aumentar a umidade do ambiente. Caso não possua o aparelho, coloque toalhas molhadas pela casa e recipientes com água.
- Soro Fisiológico Nasal: pingue soro fisiológico nasal com frequência nas narinas. Dessa forma você consegue umidificar melhor o ar durante a respiração.
- Manutenção da Casa: mantenha a casa limpa, livre de poeira, para não piorar os quadros alérgicos.
- Alimentação: um cuidado especial com a alimentação deve ser tomado. Evite frituras e alimentos pesados. Dê preferência às frutas.
- Pele: evite banhos com água muito quente, pois ressecam a pele. Use cremes hidratantes com frequência.
- Ambientes com Ar Condicionado: evite ambientes com ar condicionado, pois o aparelho diminui ainda mais a umidade do ambiente.
Lembre-se de que os idosos e as crianças merecem uma atenção especial nesse período, pois são os mais afetados pelo clima seco. Beba Bem e Proteja Sua Saúde.