Os Benefícios de Ter Animais de Estimação para a Saúde

Como brasileiros, sabemos que os animais de estimação são mais do que apenas uma simples companhia. Eles podem ser nossos melhores amigos, nossos protetores e muito mais. Em nível global, mais de 60% dos norte-americanos possuem algum animal de estimação, e a maioria é constituída por cães e gatos. Os Animais de Estimação nos Fazem Melhor

A Associação Americana do Coração descobriu que ter um animal em casa pode diminuir até 54% do risco de desenvolver doenças cardíacas. Isso ocorre porque os cuidados com os animais, como levar para passear e brincar, representam uma boa quantidade de exercícios diários, auxiliando a manter a saúde cardiovascular.

Menores Níveis de Estresse

O simples ato de acariciar um animal é capaz de reduzir significativamente os níveis de estresse. Isso se deve ao fato de que, ao passar a mão pelo corpo do animal, o organismo humano libera oxitocina, um hormônio relacionado ao vínculo emocional. Além disso, sair para passear, brincar ou interagir com os pets também ajuda a acalmar e aliviar a tensão.

Maior Disposição para o Dia a Dia

Pesquisas apontam que donos de animais de estimação têm um nível maior de disposição em relação ao dia a dia. Isso ocorre porque interagir com os pets libera hormônios como serotonina e dopamina, que promovem uma sensação de bem-estar e felicidade.

Melhora as Defesas Naturais do Organismo

A convivência com animais na infância ajuda a diminuir as chances de desenvolver alergias e asma. Um estudo que comprovou esse benefício contou com a participação de 397 crianças, que foram acompanhadas desde o nascimento até completarem o primeiro ano de vida. O resultado mostrou que quem teve mais contato com animais de estimação apresentava um sistema imunológico mais forte.

Maior Expectativa de Vida

A ciência também comprova que os donos de animais de estimação costumam levar uma vida mais saudável e consequentemente mais longa e feliz. Uma pesquisa famosa comparou grupos de pacientes portadores de cardiopatias que recebiam alta e possuíam animais em casa com outro grupo, que não tinham pets e o índice de sobrevivência no primeiro ano foi maior no grupo de pessoas que tinham bichos em casa.

Ter Animais em Casa é um Conhecimento

Ter animais em casa é muito gratificante, pois além de poder contar com uma amizade totalmente sincera, ainda é possível aproveitar de vários benefícios para a saúde da família. Conheça mais sobre os Benefícios

O que você achou deste conteúdo?