O Conhecimento Importante sobre os Olhos e as Doenças Visuais

Os Olhos: O Importante Instrumento da Visão

Os olhos são de extrema importância na vida de todas as pessoas. Eles permitem ver todas as cores, formas, paisagens e pessoas que existem ao redor de nós. No entanto, existem doenças visuais que podem afetar a nossa visão, tornando fundamental a atenção aos cuidados do olho e a realização de exames preventivos.

Why Schedule Regular Eye Exams?

É mais comum às pessoas procurarem um oftalmologista apenas quando percebem que não estão enxergando tão bem de longe ou de perto. No entanto, é fundamental que isso ocorra periodicamente. Só assim há a possibilidade de diagnósticos precoces, evitando que possíveis problemas se agravem e evoluam até mesmo para a cegueira.

Childhood Eye Exams

Quando a criança nasce, o exame oftalmológico deve ser realizado pelo pediatra. É o exame do reflexo vermelho, que pode detectar, por exemplo, tumores, catarata congênita, glaucoma congênito, leucocoria e infecções, como a toxoplasmose.

Adult Eye Exams

Para os adultos, os oftalmologistas ficam atentos as ametropias (miopia, hipermetropia e astigmatismo), catarata, glaucoma, retinopatia diabética e hipertensiva, doenças degenerativas e entre outras. Se o paciente notar qualquer problema no olho, mesmo sendo leve, deve consultar um médico.

The Most Common Eye Disorders

  • Ametropia: erro de refração ocular, como miopia (não enxerga claramente de longe), hipermetropia (não enxerga claramente de perto) e astigmatismo (visão distorcida de longe e de perto). Os problemas de visão podem ser corrigidos com o uso de óculos, lentes e cirurgias a laser.
  • Catarata: é a opacificação do cristalino, que geralmente acontece após os 60 anos, mas algumas crianças podem já nascer com o problema. Todas as pessoas terão catarata algum dia, umas mais cedo e outras mais tarde. O tratamento é cirúrgico e consiste em remover a catarata e implantar uma lente intra-ocular.
  • Estrabismo: a criança pode nascer estrábica (vesga, como é chamada popularmente) e, em alguns casos, isso tem relação com alguma doença ocular, como tumor e glaucoma congênito. Há também a chance de aparecer após os seis meses de vida. Se notar qualquer sinal de desvio dos olhos dos filhos, procure um médico.
  • Glaucoma: é o aumento da pressão nos olhos, se não for tratado, pode levar à perda gradual e irreversível da visão. Os fatores de risco para desenvolver a doença são hipertensão, idade acima de 40 anos, diabetes, histórico familiar, raça negra, longo tratamento com esteroides ou altos graus de miopia.

Prevention is the Best Cure

A prevenção é sempre a melhor alternativa. Evite coçá-los, porque pode surgir lesões na córnea e retina, levando à cegueira em casos mais graves. Sempre que receitado, use óculos ou lentes, caso contrário os resultados são dores de cabeça, olhos cansados e secos. Mantenha também uma dieta balanceada e invista em alimentos com ômega-3, zinco, selênio e vitaminas A e E.

Conclusion

O cuidado com os olhos é de extrema importância. É fundamental realizar exames preventivos e buscar ajuda médica em caso de problemas visuais. Com a atenção adequada, é possível prevenir doenças e manter a visão intacta.

O que você achou deste conteúdo?