Investir nos estudos certamente faz com que o mercado de trabalho lhe veja com outros olhos. O perfil do profissional que não se limita a concluir o Ensino Médio é muito mais valorizado do que aquele que simplesmente finaliza a educação regular e nunca mais entra em uma sala de aula. Para conseguir salários maiores estudar é preciso. Porém, são muitas as dúvidas que surgem quando a decisão de continuar a estudar aparece, sendo que uma delas é: qual a diferença entre tecnólogo e bacharel?
Saiba mais sobre: Graduação em Rádio e TV, preços, faculdades
Diferenças principais entre tecnólogo e bacharel
Antes de decidir o que vai lhe atender melhor com relação aos estudos é necessário entender a diferença entre tecnólogo e bacharel. Muitos não sabem, mas os cursos superiores de tecnologia foram criados para atender as necessidades específicas do mercado de trabalho com relação a mão de obra capacitada a um curto espaço de tempo, isso porque essa modalidade tem duração de dois a três anos.
Já, com relação os bacharelados, são em geral mais longos e tem duração de três a seis anos, dependendo da carreira que a pessoa pretende seguir. Medicina, por exemplo, exige ao menos seis anos para que o profissional esteja habilitado a trabalhar como médico (clínico geral). Se essa pessoa quiser se especializar em determinada área terá que encarar mais dois anos de estudo no mínimo.
Leia mais sobre: Cursos gratuitos de bacharelado EAD UAB
Tecnólogo e bacharel: qual melhor opção?
Para saber qual é a melhor decisão entre um curso tecnólogo e bacharel é preciso refletir o que você precisa de imediato e quais são os seus planos profissionais. Um profissional graduado com título de bacharel recebe um salário maior do que aqueles que fazem um tecnólogo. Porém, quem escolhe a a graduação a nível de tecnólogo estará apto a ingressar no mercado de trabalho mais rapidamente, com uma especialização em uma determinada área, já que o graduando fica pelo menos dois anos a mais estudando que uma pessoa que faz tecnólogo.
Algumas áreas não lhe dão opção alguma, pois só tem um curso com duração de quatro anos (ou mais). Porém, o tecnólogo pode ser um complemento para a sua formação. Quem , por exemplo, se formou em administração, e depois quer fazer um tecnólogo em recursos humanos, acaba eliminando algumas matérias e tem em seu currículo dois cursos importantes.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.