Qual o valor da taxa para solicitar a segunda via do RG?

Em alguns casos, como perda, ao completar 18 anos e outros, é necessário emitir uma segunda via do RG. Se por algum motivo, como perda, roubo ou outra situação parecida busca tirar a segunda via, precisa se informar sobre algumas coisas relacionadas.

Cada estado conta com um sistema diferente de realizar a solicitação da segunda vida do RG. A depender do local em que você mora, é preciso se informar de como o sistema do seu estado funciona.

Neste conteúdo reunimos algumas informações sobre a emissão da segunda via do RG, quanto custa, quais documentos apresentar, como solicitar de graça, quanto tempo o documento fica pronto e muito mais.

Quanto custa para solicitar a segunda via do RG?

O valor varia de estado para estado, então é necessário se informar no momento da solicitação online que normalmente é feita antes da data da emissão. No caso, ela é feita para marcar a data de emissão do documento.

Quanto custa para solicitar a segunda via do RG?
Segunda via do RG. Fonte/Reprodução: original.

No estado de São Paulo, por exemplo, emitir uma segunda via requer uma taxa de R $47,96. O pagamento pode ser feito por boleto ou pelo cartão de débito. Caso queira optar por receber o documento em casa, é necessário pagar mais uma taxa no valor de R$ 9,09. 

Como solicitar RG de graça?

Algumas categorias de pessoas têm direito a emissão gratuita da segunda via do RG. Essas categorias são: pessoas que têm salário inferior a 3 salários mínimos, desempregado, para renovação provisória e que portam boletim de ocorrência de roubo ou furto.

Quanto tempo leva para receber a segunda via do RG?

Essa questão também depende do estado e local da emissão. O tempo de espera pode durar de 20 dias para quem mora na capital ou 45 dias para quem mora no interior. O tempo em média é informado após a emissão na mesma hora do atendimento. Normalmente o atendente explica a data que pode buscar o documento.

Que informações preciso fornecer para solicitar a segunda via do RG?

As informações necessárias para apresentar no momento do atendimento para retirada do RG, também dependem do local.

Que informações preciso fornecer para solicitar a segunda via do RG?
Segunda via. Fonte/Reprodução: original.

Em alguns lugares, por exemplo, é necessário levar a foto 3X4, porém só é preciso em algumas cidades do estado, como as do interior ou alguns bairros da capital. Confira abaixo os documentos necessários:

  • Duas (2) fotos 3×4 originais e recentes (para algumas localidades);
  • Certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento original;
  • Boletim de Ocorrência (para caso de roubo ou furto).

Normalmente as informações de quais documentos apresentar no dia são informados no momento em que a data da emissão é marcada.

Onde posso solicitar a segunda via do RG?

A segunda via do RG pode ser solicitada nas SSP (Secretaria de Segurança Pública), no site do governo do seu estado ou em postos da Polícia Civil da sua localidade.

É muito importante estar atento a todas as informações que você deve levar no dia, as restrições e medidas de segurança sanitárias tomadas devido a pandemia causada pelo novo Coronavírus e outros. Atualmente, uma medida de segurança tomada principalmente em locais públicos, foi a apresentação da carteira de vacinação.

Outra questão importante, é o horário marcado para a emissão. Em alguns locais, por exemplo, o pagamento pode ser feito no local do atendimento ou pode ser pago no Banco do Brasil (não pode ser feito em lotéricas em alguns lugares).

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.