Nesta quinta-feira (16), três grandes empresas de telecomunicações se uniram para lançar a rede wi-fi gratuita no Brasil. A Claro, a Embratel e a Net esperam levar a internet sem fio para nove grandes cidades brasileiras.
As cidades que serão atendidas pela rede wi-fi de graça são Rio de Janeiro, Brasília, Campinas, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife e Salvador.
Saiba mais: Internet gratuita e ilimitada disponível em aeroportos brasileiros
Como vai funcionar a rede wi-fi gratuita?
Os clientes das empresas que operam o novo sistema terão acesso gratuito à rede wi-fi em diversos lugares, como parques, aeroportos, hospitais, restaurantes, shoppings e bares.
Só no Rio de Janeiro, a conexão estará disponível em quase mil pontos estratégicos, distribuídos em 77 bairros. Em São Paulo, a abrangência da rede sem fio inclui 1.700 pontos.
Para localizar os hotspots, os clientes podem utilizar um aplicativo chamado ‘Net App’, que está disponível Android e iOs. A conexão será estabelecida, então, por meio de login e senha.
O investimento conjunto para que a rede wi-fi gratuita se torne uma realidade no Brasil é de R$ 10 bilhões em 2013. Boa parte do dinheiro vai beneficiar a conexão no Rio de Janeiro, já que a cidade vai sediar grandes eventos esportivos nos próximos anos.
Apesar das empresas de telecomunicações se unirem societariamente, elas continuarão realizando as suas operações de forma separada.
Formas de acesso
Claro: o cliente pode se conectar através de um aparelho compatível com a tecnologia EAP-SIM. Desta forma, ele não precisa de login e senha, pois o sistema reconhece o chip. Os dispositivos sem este recurso podem se conectar a rede através do Claro Wi-Fi 2, uma espécie de rede aberta que requer cadastro.
NET Vírtua: o cliente deve se cadastrar no site da prestadora de serviço para ter acesso à internet sem fio gratuita, por meio de login e senha. A promoção de lançamento garante conexão liberada para todos os assinantes da NET até o final da Copa das Confederações. Depois desta data, o cliente poderá navegar de acordo com o perfil do produto contratado.
Expectativas
Através dos investimentos, a Claro, a Embratel e a Net esperam melhorar a experiência dos usuários. A proposta também quer oferecer mais mobilidade aos clientes e complementar a rede 4G de banda larga móvel, que ainda está conquistando espaço no Brasil.
As empresas de telecomunicações acreditam ainda que a rede wi-fi gratuita irá melhorar a velocidade da internet móvel e valorizar o relacionamento com o cliente.
Veja também: Sinal 4G no Brasil: saiba mais
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.