De um dia para o outro e sem nenhum motivo aparente, algumas mulheres acabam tendo a sensação de que estão mais pesadas, com o rosto mais cheio, os pés inchados, a barriga estufada e os seios aumentados.
Antes de colocar a comida como a culpada pelo aparecimento desses sintomas, é bom saber que pode se tratar da retenção de líquido, problema que afeta boa parte das mulheres, principalmente no período pré-menstrual e também durante a gravidez, épocas em que o corpo passa por várias alterações metabólicas. Porém, também existem outras causas para o problema.
O que é
A retenção de líquidos acontece quando há um acúmulo excessivo de água entre as células do organismo, fazendo com que o peso do corpo aumente em 2 kg ou 3 kg, às vezes em um único dia, além do aparecimento de desconfortos como os citados anteriormente.
Além das causas ligadas à TPM, o problema pode estar relacionado ao consumo de sal em excesso, má alimentação, sedentarismo, insuficiência renal, alterações emocionais, insuficiência vascular, hipertensão arterial, processos inflamatórios e ao uso das pílulas anticoncepcionais.
As mulheres são mais propensas à retenção de líquido, o que não significa que os homens estejam livres deste problema.
Como detectar
Uma forma mais simples de detectar a retenção de líquidos é observar as pernas, os pés, as mãos, a região do tornozelo e a barriga, verificando se eles ficam inchados por muito tempo, principalmente fora dos períodos de menstruação e gravidez. Outra forma é apertando uma das pernas com o dedo indicador, contar até cinco e soltar. Se a região que foi pressionada ficar esbranquiçada e demorar a voltar ao normal, pode ser um indicativo do problema.
Para confirmar realmente o problema, é necessário procurar um médico, que saberá informar se o que você tem é mesmo a retenção de líquidos.
Como tratar
Diagnosticado o problema, o médico poderá recomendar ao paciente a ingestão de bastante água, em uma média de oito copos por dia, para limpar o organismo e melhorar a circulação. A prática de exercícios físicos com regularidade também ajuda a diminuir os inchaços.
Uma visita ao nutricionista pode ser uma boa saída para lhe indicar um cardápio mais saudável e adequado.
Além disso, você também deve:
– Tomar chás com efeito diurético;
– Beber sucos naturais, sem adicionar açúcar ou adoçante;
– Diminuir o sal nas refeições;
– Dar preferência a alimentos mais saudáveis e que evitam a retenção (melancia, abacaxi, chuchu, pepino, alho, berinjela, côco e pêra, entre outros), além de folhas e aqueles ricos em fibra;
– Diminuir o uso de sapatos de salto e tênis apertados;
– Usar meias elásticas;
– Evitar alimentos que provocam gases (couve-flor, repolho, batata doce e leite);
– Fazer massagem.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.