Diante de tantas coisas a realizar durante um dia, às vezes nos surgem situações embaraçosas ou que nos deixam um tanto irritadas e procuramos logo o caminho mais curto para se livrar logo desse momento de “incerteza”, “inquietação” ou mesmo de “conflito” que acabemos de arrumar.
Entretanto se fizermos de tal maneira na verdade estamos fugindo ou tentando encontrar um atalho para aquele problema, quando o mais correto seria enfrentar o problema de frente e buscar uma solução viável e não ficar adiando as coisas.
Depois que o blog começou a atingir certo nível de visitas e leitores de feeds (atualmente são mais de 10 mil leitores), muitas pessoas começaram a usar o conteúdo dos textos na íntegra sem mencionar a fonte ou mesmo entrar em contato perguntando se poderia fazer uso daquele material e publicar em seus sites ou blogs.
O que me deixava bastante irritado é saber que outros blogs estão sendo criados somente visando o lucro com os programas de afiliados, usando conteúdo do meu blog e de outros parceiros que já presenciei (blogadão, sempretops, receitadosucesso, semdemora). A pessoa que utiliza o conteúdo de outros blogs não se preocupa nem um pouco a ética ou moral, quer na maioria das vezes que o outro se dane e o mais importante é copiar o máximo de artigos e quem sabe lucrar algum.
Hoje vejo a situação um pouco diferente, posso dizer que a natureza é sábia, e tudo aquilo que faz de “ruim” um dia volta em dobro quem fez o mal.
Em especial tem o blog semvagas.com que até alguns dias atrás não me deixava nada feliz em acessá-lo, por diversas vi praticamente o mesmo título e conteúdo (alterando algo ali e outro parágrafo dali) replicado no blog do tido cujo, tentei entrar em contato já de uma forma mais dura com o autor Ramon que por ironia do destino era um dos meus contatos que haviam me adicionado recentemente.
Depois de algum tempo pesquisando notei que esse problema não é particularmente meu, qualquer blog ou site que tenha algo interessante na internet esta sujeito a ser plagiado, veja bem não estou dizendo que crio conteúdo próprio em todos os artigos, muitos artigos do blog são retirado de outros locais, e muitos fazem isso (mudamos o título, o conteúdo principalmente), porém todos sabem quando ou não referenciar um grande portal (ig, terra, g1, etc).
Muitos outros blogs enfrentam a mesma situação, uma forma que encontrei de resolver pelo menos os blogs que já vi que utilizam ou utilizavam o conteúdo do blog indevidamente foi mandando um e-mail de forma amigável pedindo que cite a fonte ou retire o conteúdo do ar, ou mesmo em conversa que no último caso funcionou.
Depois de um papo que no começo foi um tanto “amigável” com o autor do blog Ramon, ficou decidido que qualquer um que utilizar o artigo do outro blog como referência vamos citar a fonte. Assim ficarei um pouco menos preocupado se existe alguém copiando o conteúdo do blog, e por outro lado ele ficará mais tranqüilo continuando fazendo seus artigos, porém citando a fonte quando assim utilizar. Já estava prestes a fazer um DMCA para o Google e Hospedagem, é certeza que funciona já foi testado e aprovado, todavia se podemos evitar toda essa dor de cabeça apenas conversando, por que não fazer.
Uma coisa que já notei e por ajudar a todos é evitar fazer amizades com outros blogueiros que te adicionam no MSN ou mesmo Gtalk e começam a perguntar muitas coisas referentes ao seu blog, pois muito provavelmente ele pode se tornam um concorrente ou mesmo plagiador de primeira.
Acredito que esse problema irá durar por muito tempo e será dor de cabeça para muitos outros blogueiros, se você leitor ou blogueiro já passou por algum tipo de situação parecida e gostaria de compartilhar conosco sinta-se á vontade para comentar.
11 Comentários
Ramon pelo que vi la no seu blog 90% dos teus post são copiados, pelo jeito você ta semvagas e sem criatividade. É o tipo de blog feito só pra ganhar dinheiro.
Há não é o excesso de propaganda que da dinheiro, e sim coloca las nos lugares certo ok.
Não estou falando do primeiro, estou falando do outro.
Esse:
É o 2º post qe tu fala de mim, não sei o que tu tem tanto contra mim, na boa.
Esses broguis (broguiblogs) plagiam na íntegra, texto mesmo. E você não é capaz de falar deles, só nos comentários mesmo.
Mas afinal, você é você eu sou eu.
E os posts que eu pego pego de outros blogs. Não necessariamente do seu.
Seu comentário foi enviado para a administração do blog! Provavelmente em breve ele será publicado!
Poderia aceitar já, né. Tu é muito irônico, hein!
@ Ramon, seu comentário está publicado, basta procurar pelo seu nome nesse mesmo artigo.
Abs.
Grande Paulão tudo beleza???
Seu post sobre o plágio foi uma atitude muito benéfica para a blogosféra, pois a cada dia que passa é possível notar que muitos blogs novos surgem, e o mais triste de tudo é que uma boa porcentagem deles são feitos de artigos clonados, sendo que o mais impressionante de tudo é que até os erros de português são copiados. (hehehehe)
Quanto a existir uma solução para isso, meu caro colega, tenho pra mim que isso não é algo tão simples de se resolver, mesmo porque não existe alguém na qual possamos recorrer para que uma punição ao blog infrator seja aplicada, mas acho legal talvez criarmos algo referente a isso, como um blog que conste uma lista negra de blogs “chupadores de conteúdo”.
Vamos trabalhar para que essa idéia seja propagada e que essa prática ridícula seja banida da blogosféra
Grande Abraço
Tiago Souza
Porque apago o meu comentário?
@ Rodrigo, está parecendo uma “peste” esses blogs do Brogui, já entrei em contato com ele e não fez nada até o momento é triste, pois já vi 3 blogs do domínio Brogui plagiando conteúdo na íntegra de outros blogueiros, inclusive parceiros nossos.
@ Ramon, que bom te ver por aqui !
Tenho a conversa aqui pelo Gtalk, e se divulgar acho que não é muito ético, até porque você começou o papo um tanto “grosso”.
Em relação aos artigos acho que você não pode falar muito, não comentei no texto, mas se fizer um pente fino no semvagas.com dos textos que tem no blog posso afirmar com certeza que pelo menos 100 são tirados do Mundodastribos.com sem citar a fonte (se não detetar é claro).
Os últimos artigos tinha pego de outros blogs, se olhar a data de publicação foi antes de conversarmos, mas tranqüilo, já falamos o que tínhamos que falar.
Se tiver algum artigo seu que achar INTERESSANTE e for usar como referência vou citar a fonte normalmente.
Abs.
Muito bem colocado o texto, sito ainda alguns (não todos) blogs hospedados pelo brogui, como unibr entre outros e nenhuma atitude é providenciada pelo admin.
abraços
Sim, foi uma boa colocação. Mas não foi isso que você falo via talk, né?!
E você também poderia citar as fontes dos seus posts. 🙂
Só semana passada vi uns 5 meu ae qe depois de 2 horas você foi la e pego até o mesmo título, mas tudo bem. Não esperava isso de você cara.
Pensei naquela nossa conversa que você ia mudar e tal, falando que ia dar créditos. Mas isso eu acho que é impossível.
Mas mesmo assim, boa sorte com seu blog ae.
Sucessos!
Obrigado Luiz,
Você mesmo sabe o quanto é ruim ter o conteúdo roubado, só ontem vi alguns artigos seus e dos parceiros em vários blogs chupadores de conteúdo.
Mas para tudo tem uma solução, espero que para este problema também tenha um que ajude o nosso lado…
Fico no aguardo do artigo.
Abs.
É exatamente disso que reclamo às vezes, copiar e não citar a fonte. Todavia, nunca é legal copiar nada na íntegra, prejudica no SEO e nenhum dos dois ganham visitas.
Sua colocação foi perfeita Paulo, farei um artigo também dando meu parecer!
Abraços.