Com os dias de primavera atingindo altas temperaturas, as pessoas estão cada vez mais interessadas em construir piscinas em suas casas. Esta opção de entretenimento é perfeita para refrescar e amenizar o calor, mas para que a construção dê certo, é muito importante acertar na escolha do revestimento para a piscina.
Cuidados com a escolha do revestimento da piscina
As peças usadas para revestir a piscina não devem contribuir apenas no sentido decorativo, elas devem cumprir com a proposta de segurança, resistência e durabilidade. Como a piscina fica exposta aos produtos químicos e raios ultravioletas, é fundamental que o projeto conte com materiais de alta qualidade.
Três fatores básicos costumam influenciar na escolha do revestimento para a piscina: o higiênico, que está relacionado à sujeira acumulada; o estético, responsável por definir o visual da piscina na área de lazer e o grau de impermeabilização, que mantém a piscina conservada por anos e anos.
Saiba mais: Pastilhas para piscinas: preços, modelos, onde comprar
Materiais mais usados para revestir piscina
Conheça a seguir as características dos materiais mais usados para revestir piscinas e defina a melhor opção de revestimento para o seu projeto.
Azulejo
Quando se trata de revestimentos para piscinas, o azulejo é o material mais usado. O seu custo x benefício compensa, pois as peças são baratas e a aplicação é mais fácil do que os outros materiais.
No que diz respeito à estética da piscina, a cerâmica não costuma surpreender tanto. Para escolher as cores e formatos dos azulejos, é importante que o proprietário da piscina tenha em mente qual o aspecto da água que mais agrada.
Pastilhas de vidro
Para quem deseja obter uma estética moderna e surpreendente, com certeza a pastilha de vidro é a melhor opção para o revestimento. As peças miúdas e coloridas ajudam a fazer uma composição com belíssimo efeito visual (mosaico).
As pastilhas de porcelanas também deixam o interior da piscina mais bonito e sofisticado, além do que apresentam resistência a produtos químicos, choques térmicos e manchas.
Embora seja um produto de primeira categoria, a pastilha também tem os seus aspectos negativos. O primeiro fator que interfere no seu uso é o preço, que costuma ser mais caro e nem sempre acessível ao orçamento. A grande quantidade de rejunte usado para assentar as peças também torna a manutenção mais difícil.
Revestimento vinílico
O vinil é um material que pode ser aplicado sobre o concreto da piscina. Ele é vantajoso porque garante uma boa impermeabilização do local, mas não foge do visual tradicional de uma piscina. O revestimento vinílico torna a limpeza muito mais fácil, mas em casos de problemas estruturais, é necessário contratar mão-de-obra especializada.
Pedras naturais
As piscinas ficam mais charmosas, originais e rústicas quando as pedras naturais são usadas para compor o revestimento. O resultado estético final é bem diferente e costuma inovar a tonalidade da água. Por exemplo, se o projeto espera obter uma cor mais esverdeada ou azulada, então a construção combina com as pedras vulcânicas Hijau e Hitam.
Veja também: Decoração de área de piscina
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.