O que é o risco diversificável?

Deseja saber mais sobre o que é risco diversificável e como isso pode te ajudar em relação aos seus investimentos? Vamos te explicar do que se trata esse fenômeno e como ele funciona, como também os principais riscos diversificáveis que podem acontecer, para que você tenha mais conhecimento sobre o assunto e minimize os seus riscos nas suas aplicações.

O que é o risco diversificável?

Quando queremos investir ou nos interessamos em determinada área, precisamos ter em mente que ela pode tanto aumentar no sentido de prosperar seus lucros, quanto também diminuir.

O que é risco diversificável
Fonte/Reprodução: original

Isso depende de como está o contexto daquela área no momento, bem como suas especificidades. O risco não sistemático ou risco diversificável é basicamente os riscos específicos que cada área de investimento pode ter.

Como funciona o risco diversificável?

O risco diversificável funciona como uma métrica e também como uma precaução. Uma métrica no sentido de que é preciso antes de investir em algo, analisar todo o contexto e todas as situações que podem ou não atrapalhar aquele negócio, e uma precaução, pois, é importante ter mais de um negócio ativo e não investir toda sua verba em uma área apenas.

Entendendo que cada negócio possui um risco, é importante analisar áreas distintas para se prevenir de possíveis “fracassos” financeiros. Por exemplo, a queda do dólar ou até mesmo uma pandemia que possa afetar os negócios.

São situações que não temos como prever e quanto mais cautelosos, melhor. Assim, o risco diversificável pode ser usado como estratégia para diversificar os riscos em função deles serem minimizados e ajudar o seu negócio.

Quais são os principais riscos diversificáveis?

Agora que entendemos como funciona e o que é um risco diversificável, iremos te mostrar os principais riscos que podem acontecer e no que eles implicam em seu negócio. Vamos lá:

Risco de mercado

O risco de mercado ou risco de volatilidade está relacionado ao preço das ações e ativos, tal qual acontece na bolsa de valores. Para minimizar os impactos nessa situação é essencial investir em diversos ativos ou setores diferentes.

Risco setorial

Já o risco setorial, é parecido com o anterior, mas está atrelado ao setor ou área específica, sendo necessário investir em diferentes ramos para o risco ser reduzido.

Risco de crédito

No risco de crédito é importante ter em mente que o dinheiro investido pode não retornar. Seja por falta de lucratividade, seja por falha na gestão, assim, é necessário aplicar o dinheiro em mais de um local, para que seu lucro não dependa exclusivamente de um retorno.

Risco de liquidez

Por fim, o risco de liquidez se refere à necessidade, que geralmente acontece em um momento não planejado e pode não ser possível resgatar o dinheiro no momento da precisão.

Nesse caso, além de planejar deixar o valor em situações de fácil resgate é essencial organizar momentos hipotéticos de necessidade para que seja mais eficaz sair dessa situação, como uma reserva/planejamentos para emergências.

Como ganhar com o risco diversificável?

Ganhar com o risco diversificável é algo possível, no entanto, muito arriscado, pois como vimos até agora, para minimizar certos impactos negativos em nossos investimentos é fundamental entendermos o contexto o qual estamos inseridos e variar nas áreas e locais.

Como ganhar com o risco diversificável
Fonte/Reprodução: original

Tendo isso em mente e sabendo que o mundo dos investimentos são instáveis e voláteis, é possível, por exemplo, aplicar o valor em uma área/setor quando ele está com os preços baixos e vendê-lo ou aproveitar quando ele está com preços altos.

Para que isso seja possível, é indispensável um estudo mais aprofundado sobre as altas e baixas das ações bem como sobre os diferentes tipos de riscos. No fim, o mais importante, é a estratégia utilizada, visto que é através dela que não apenas os seus riscos diminuirão, como principalmente, será possível investir sem medo e lucrar com isso.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.