Caxias do Sul é a segunda maior cidade do estado e esta localizada na encosta superior do nordeste do Rio Grande do Sul, a cidade é famosa por sua culinária com pratos como galeto que é o frango assado no espeto com polenta frita, que foi trazido pela colonização italiana que é bem forte na região. A cada dois anos é realizada a Festa da Uva onde são expostos produtos da região, mas não são apenas os produtos alimentícios, mas as maquinas pesadas que são fabricadas pela industria metalúrgica.
Caxias é conhecida como a “Perola das Colônias” sua economia é uma das mais dinâmicas do Brasil e esta presente em muitos mercados internacionais, possui altos índices de desenvolvimento econômico e humano, a sua cultura também se internacionalizou e dispõe de varias instituições de ensino superior gabaritadas e também apresenta uma significativa vida artística e cultural em suas mais variadas manifestações, uma cidade cultural que vem crescendo consideravelmente.
Pontos turísticos de Caxias
Se você quer conhecer Caxias deve começar pelos principais pontos turísticos que a cidade oferece além da excelente gastronomia. Veja quais são eles:
– Museu da Ambiência – Casa de Pedra
A Casa de Pedra é hoje um museu foi construída na penúltima fase do século XIX, ela tem dois pisos e rejunte de barro e foi transformada em museu no ano de 1975, e possui no seu interior objetos que retratam os afazeres dos imigrantes e de seus descendentes. Esses objetos foram doados pela comunidade caxiense.
– Igreja São Pelegrino
A devoção a São Peregrino em Caxias do Sul esta vinculada aos princípios da imigração italiana e da fundação da cidade. Marcados fortemente pelas tradições religiosas, os imigrantes encontraram alternativas para suas necessidades espirituais criando inicialmente um “Capitel” após a “Capelinha de Madeira” e a “Igreja de Madeira” que foi inaugurada em 1938. A Igreja Matriz foi inaugurada no dia 02 de agosto de 1953 e foi concedido o nome de “Paróquia São Pelegrino”. O que deu esse nome a igreja foi por causa de um filho de reis da Escócia que dedicava o seu tempo à oração e a caridade ajudando os necessitados e os peregrinos dos perigos da floresta, depois que faleceu foi considerado santo pela população e neste local foi construído uma igreja e um albergue para os peregrinos e atualmente existe um museu etnográfico.
– Catedral Diocesana
A Catedral Diocesana localiza-se no centro da cidade de Caxias, segundo o historiador e Cônego José Baréa a primeira “Igreja” foi uma cabana bem pequenina feita de taquaras no antigo cemitério, na rua Bento Gonçalves em Caxias do Sul e o tabernáculo usado para guardar o santíssimo era a caixa de um velho relógio de parede, depois de tantas mudanças foi construído um barracão de tabuas no local onde hoje esta erguida a Catedral bem no centro de Caxias do Sul, na praça Dante Alighieri. O nome da padroeira da igreja de Caxias “Santa Tereza” foi inspirado pela gratidão dos imigrantes italianos para com a Imperatriz “D. Tereza Cristina” que foi esposa de D. Pedro II Imperador do Brasil.
– Monumento Nacional ao Imigrante
O monumento Nacional ao Imigrante foi inaugurado pelo presidente Getulio Vargas no ano de 1954 durante a Festa da Uva, a escultura é uma criação do escultor “Antonio Carangi” ela foi feita toda em bronze para retratar a bravura e o heroísmo dos imigrantes que abandonaram sua terra e vieram construir a cidade de Caxias do Sul. E junto ao monumentos encontra-se o Museu do Imigrante que tem a exposição do trabalho relativo as mulheres caxienses e a sua contribuição para o crescimento e desenvolvimento dessa cidade que tem como orgulho as suas origens.
Se você quiser saber um pouco mais sobre Caxias do Sul, basta acessar o site http://www.caxiasdosul.tur.br inclusive fazer reservas em hotéis e pousadas. Veja alguns dos hotéis de Caxias do Sul:
- Samuara Hotel
- Norton Express
- Alfred Palace
- Cosmo Hotel
- Hotel Hibis Caxias do Sul
- Hotel Pousada Caxiense
- Intercit Premium Caxias do Sul e muitos outros.
– Serra Gaùcha
A serra Gaúcha guarda as mais belas historias de imigrantes que desbravaram terras para construir um futuro e hoje são as cidades que mais se destacam em matéria de desenvolvimento econômico e turismo, podemos dizer que é um pedaço varias outras culturas de países distantes que fizeram o Rio Grande do Sul ser um estado rico em etnias. Venha conhecer a Serra Gaúcha e visite a cidade de Caxias do Sul, com certeza você irá se apaixonar.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.