A Serra Catarinense é o lugar mais frio do Brasil, lugar onde neva a cada inverno, mesmo que seja por poucos dias, o frio é tão intenso que até as cachoeiras chegam a congelar, as árvores e outras plantas ficam cobertas de neve e gelo deixando a paisagem completamente branca, em um espetáculo de beleza fascinante e fica apenas a duas horas do litoral. Em São Joaquim a cidade da maçã, o maior atrativo é a neve, no inicio do ano acontece a colheita da maçã e pode-se provar o mel serrano. Além do cenário tipicamente europeu, o município é um misto de cultura, diversidade étnica, tradição e natureza e deixa um leve aroma de maçã solto no ar. Quem visita São Joaquim se apaixona pelo lugar e acaba voltando.
Conhecendo a cultura do povo
A cultura do povo de São Joaquim é formado por uma mistura étnica curiosa, veja por que é tão curiosa: japonês, africano, bugre, italiano, gaúcho, alemão… Sendo que cada cultura preserva suas tradições através do folclore, na literatura, nas artes plásticas,do artesanato, da música e da dança nas varias associações étnicos culturais que existem na cidade, que você confere na Casa do Artesão.
Confira alguns dos principais pontos turísticos de São Joaquim
– Belvedere – escadaria com uma linda vista panorâmica da cidade e dos verdes campos que a circundam com altitude de 1.450m, uma vista de cartão postal da cidade.
– Cascata do Pirata – uma cascata com queda livre de 15 metros fica no Rio Postinho e localiza-se na fazenda Refugio do Pirata.
– Exponeve – feira permanente de artesanatos e produtos da terra , instalada no pavilhão comercial no Parque Nacional da Maçã e é aberto diariamente para a comercialização dos seus produtos.
– Igreja Matriz – uma igreja que foi construída toda com pedra asfalto que foram tiradas dos morros próximos e trazidas em carros de boi, sua construção teve inicio no ano de 1918 e foi inaugurada no ano de 1935, a igreja apresenta esculturas de profetas bíblicos e de Adão e Eva que ficam na parte externa da igreja que está localizada na praça João Ribeiro.
– Monumento Manoel Joaquim Pinto – uma obra que destaca o ciclo histórico, econômico e cultural da fundação de São Joaquim, pelo bandeirante paulista Manoel Joaquim Pinto, de 1887 até os dias atuais. Esta é uma obra de autoria do escultor Élson Kiotaka Outuki e esta localizada na praça João Ribeiro.
– Museu de Artes de São Joaquim – o museu contem um acervo com obras de artistas como Martinho de Haro, Rodrigo de Haro, Tereza Martonaro, Yolanda Bathke, Suzana Scóss Bianchini entre outros nomes.
– Parque Nacional da Maçã – o parque localiza-se a 2 quilômetros do centro da cidade e tem 214 mil m² e tem áreas para camping, cancha de laço, pavilhões de exposições e palco para shows. No local também são realizados feiras e leilões agropecuários e a muito famosa Feira nacional da Maçã.
– Pesque e Pague Capão da Lagoa – sua infra estrutura dispões de restaurantes e área de laser com churrasqueiras, sistema artesanal de pesque e pague, está localizado a 7 quilômetros da cidade na estrada do Luizinho.
– Snow Valley – com trilhas ladeadas com xaxins gigantes, sendo que as caminhada conduzem a uma típica floresta serrana que é riquíssima em fauna e flora, possui cascatas com até seis andares de altura, pontes rústicas e um saudável ar puro para respirar e encher os pulmões de odores da natureza.
– Museu Ar Livre – possui exposições temáticas de resgate da memória do município como ciclo da madeira, tropeirismo e colonizadores.
Infraestrutura turística de São Joaquim
A melhor infraestrutura turística de São Joaquim está nas fazendas para turismo rural, mas para quem preferir hotéis pode procurar a cidade que eles oferecem calefação e lareira que estão adaptados para o frio rigoroso do inverno. Os restaurantes típicos servem comida caseira e muito saborosa, no Parque Nacional da Maçã, onde acontece a Festa Nacional da Maçã, há infraestrutura adequada ao turismo rústico, com camping, cancha de laço, pavilhão de exposições e palco para shows.
Opção de hotel
Nevada Hotel
http://www.nevadahotel.com.br
Contato: (49) 3233-0259
Concluindo
Se você quer sentir a liberdade assim como toda natureza preservada da serra catarinense, então você deve visitar o município de São Joaquim e desfrutar das belezas naturais que lhe espera.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.