O sabonete garante a experiência de um banho confortável e delicioso. Além de perfumar a pele, ele também é responsável por fazer uma hidratação no dia a dia. Normalmente os sabonetes são industrializados e comprados em supermercados, mas também existe a possibilidade de fazê-los em casa.
Saiba mais: Como fazer sabonete líquido caseiro
Os sabonetes artesanais não servem apenas para tomar banho. Eles também representam uma ótima opção para presentear, oferecer como lembrancinhas em festas, decorar a casa ou perfumar as gavetas de roupas.
As barras de sabonetes feitas em casa podem adotar diferentes cores, tamanhos e formatos. Também é possível fazer combinações de fragrâncias para obter um perfume exclusivo.
Entre as sugestões de essências para utilizar no preparo de sabonete artesanal, vale ressaltar: alecrim, camomila, manteiga de karité, lavanda, kiwi, hortelã, morango, lírios e laranja. Os cheiros normalmente se dividem em florais, cítricos e adocicados.
Muitos artesãos apostam na confecção de sabonetes artesanais como uma forma de gerar renda extra. As barras perfumadas podem ser preparadas a partir de ideias criativas e, depois, comercializadas.
Passo a passo do sabonete artesanal
Confira a seguir como fazer sabonete artesanal:
Materiais:
– 1 quilo de base glicerinada;
– 30 ml de essência;
– Corante alimentício;
– Lauril;
– Recipiente de vidro temperado;
– Conta-gotas;
– Álcool de cereais;
– Formas de silicone;
Como fazer o sabonete artesanal?
1. Derreta a base de glicerinada em banho-maria, usando um recipiente de vidro temperado e panela.
2. Depois de dissolver bem a base e deixa-la líquida, junte com o corante.
3. Mexa bastante a base glicerinada derretida, evitando assim a formação de uma nata.
4. Adicione a essência com a ajuda de um conta-gotas.
5. Para que o sabonete faça mais espuma, acrescente um pouco de lauril.
6. Coloque o sabonete nas forminhas e aguarde o tempo de secagem, que dura em média três horas.
7. Desenforme os sabonetes com cuidado para não comprometer o formato. Em seguida, use um filme plástico para embalar e conservar.
Observação
Existe a possibilidade de acrescentar outros elementos ao sabonete e criar peças com a estética personalizada. O artesão pode, por exemplo, colocar uma pequena quantidade de base glicerinada na forma e acrescentar folhas, flores ou erva seca desidratada. Após um minuto, basta finalizar com uma nova camada de base derretida. Se a intenção for variar as cores, então é necessário trabalhar com corantes diferentes no preparo.
O sabonete caseiro também pode ser personalizado com decoupage ou semente de frutas.
Veja também: Curso de sabonete artesanal grátis
3 Comentários
Gostei muito, mas fiquei na duvida quanto ao alcool de cereais. Na lista de material tem mas no modo de fazer não. Por favor pode me informar?
ADOREI SEU TRABALHO ADORARIA RECEBER SEUS NOVOS TRABALHOS
Bom dia, gostei muito.bjussssssssssss