Saiba como atua um Broker?

Existem algumas profissões que nunca perderão o seu brilho e sua importância no mercado financeiro e uma delas é com certeza o broker.

O broker configura entre uma das profissões mais essenciais para o mercado em geral e suas áreas de atuação são vastas, dando bastante liberdade para os profissionais se especializarem naquilo que realmente gostam, querem e acham mais rentável.

Se você ainda não conhece o que é um broker, ou deseja saber mais sobre essa profissão, continue com a gente no artigo abaixo. Boa leitura!

O que é um Broker?

Em primeiro lugar vamos esclarecer a palavra broker, essa palavra em português poderia ser traduzida como “intermediador”, “agente” ou “corretor”.

O que é um Broker
Fonte/Reprodução: original

De fato um broker age como um intermediador de vendas, fazendo a ponte entre comprador e vendedor. Mas o campo de atuação do broker na verdade é muito maior do que apenas a pessoa que faz a negociação, ele também pode estar na posição de quem aproxima as partes que ainda não se conhecem e nem sabem da existência uma das outras, mas tem o broker para garantir que irão se encontrar.

Há também um papel muito interessante do broker como consultor, dando para o seu cliente vendedor os meios de valorizar seu negócio e torná-lo mais apresentável para seus futuros compradores.

Como o Broker atua?

O broker tem pelo menos 3 áreas de atuação mais tradicionais e que dependem bastante da atuação desses profissionais. Vamos analisar quais são elas!

Setor imobiliário

Talvez essa seja a área de atuação do broker mais conhecida entre todas. E aqui veja como é interessante a atuação do broker que não só faz a negociação como também aproxima as partes. Há nesse ramo também um conceito mais moderno e novo, exclusivo para clientes com alto poder de compra chamado broker privado, que dão um serviço dedicado a uma só pessoa ou família.

Setor comercial

Um modo comum de atuação do broker é também fazendo a negociação entre uma indústria do varejo e um centro de distribuição, realizando entre eles negociações e até mesmo dando o início a algumas parcerias.

Mercado de ações

Essa é outra área de atuação do broker bastante conhecida pela população em geral. O broker atua como um agente das corretoras de valores, posição muito importante que no Brasil exige até mesmo um tipo especial de certificado, sendo ilegal o exercício não oficial.

Por que usar o Broker?

Muitos comerciantes acham que a figura do broker é descartável, e que poderiam eles mesmo realizar suas negociações. Mas isso não é verdade. Imagine você arcar com toda a burocracia de alugar ou comprar um imóvel. Isso é absolutamente impensável e a figura do corretor é essencial.

O mesmo acontece no mercado de ações onde no Brasil é impossível comprar ações sem o intermédio de um broker certificado. E para os vendedores, o papel do broker é tão ou ainda mais importante pois uma empresa muitas vezes está muito mais ocupada em produzir seu produto e pode não ter tempo ou meios de realizar suas vendas com excelência.

Qual o salário de um Broker?

Para aqueles que querem se profissionalizar e se tornarem especialistas na área broker, há uma boa notícia! O salário de um broker no Brasil pode chegar a mais de R$ 6.000,00. Uma média salarial altíssima para nosso país!

Como contratar um Broker?

Se você é um vendedor ou cliente e quer contratar um broker, tudo depende de qual é o setor onde você deseja a atuação desses profissionais. Para quem quer negociar no mercado financeiro nas imobiliárias você certamente encontrará os corretores de imóveis, o mesmo para o broker do mercado de ações.

Como contratar um Broker
Fonte/Reprodução: original

Já para os varejistas certamente ao entrar em contato com diversos centros de distribuição você estará interagindo com um broker. Como podemos ver o profissional broker ocupa um lugar de destaque no mercado e há inúmeras oportunidades para quem deseja ingressar na área.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.