É difícil um tipo de problema capilar que incomode tanto quanto a oleosidade. Os cabelos oleosos insistem em ficar com aparência de sujos, sem volume e sem movimento. Mas, existem alguns meios de reverter esse quadro. Confira!
Causas
A oleosidade é provocada por uma disfunção nas glândulas sebáceas do couro cabeludo, o que causa produção excessiva de óleo. Essas glândulas são responsáveis por lubrificar o fio, mas quando estão em desordem comprometem a saúde dos cabelos.
Problemas emocionais, alterações hormonais, falta de higiene, utilização de produtos capilares inadequados, ficar muito tempo em lugar úmido e fatores genéticos são as principais causas da oleosidade e consequente queda na maioria dos casos.
Como tratar
Os cuidados com os cabelos oleosos necessitam de mudanças de hábito e dedicação.
Semanalmente dê espaço ao xampu anti-resíduos, eles fazem uma limpeza profunda e, consequentemente, menos oleosidade.
Água quente nunca foi boa para nenhum tipo de cabelo, mas para os oleosos é um verdadeiro veneno.
Dê adeus às boinas, chapéus, toucas, lenços e qualquer coisa que possa abafar o couro cabeludo, ele precisa ser ventilado. Esses adereços esquentam a cabeça e causam mais oleosidade.
Massagem capilar, passar muito as mãos ou escovar direto os cabelos estimulam as glândulas sebáceas e, adinha? Cabelos cada vez mais oleosos.
Escolha penteados que deixe os cabelos o mais solto possível. De novo, a importância da ventilação dos fios.
Quando o problema é mais sério
Existem casos onde nenhuma das mudanças acima fará diferença. Se isso acontecer o melhor a fazer é procurar uma clínica especializada para fazer um tratamento. Serão recomendados produtos específicos e até remédio caso a oleosidade seja mais severa.
Produtos
O mercado oferece alguns produtos que podem ser grandes aliados na luta contra a oleosidade: Kérastase Spécifique Bain Clarifiant, Pure resource LOréal Professionnel, Natura Ultraplant, Wella Lifetex Balenced Anti-Grease.
Boa alimentação = cabelos mais saudáveis
Ovo, queijo branco, iogurte desnatado, leguminosas (soja, feijão), carne magra e grão minerais são excelente fontes proteicas que vão auxiliar para que você tenha cabelos fortes e saudáveis.
Após identificar o problema, dedique-se ao tratamento, seja em casa ou em uma clínica e você pode por fim de vez aos cabelos oleosos.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.