De acordo com a lei, os salários devem ser pagos mensalmente até o quinto dia útil do mês subsequente ao vencido, como acontece com grande parte dos empregadores, que cumprem o que foi estabelecido, pagando aos funcionários o salário combinado e em dia.
Crise financeira pode atrasar salário
Porém, algumas empresas podem estar passando por uma fase financeira ruim, resultando no atraso do pagamento, gerando uma situação complicada na relação entre patrões e funcionários. Há também aquelas empresas que deixam de cumprir as suas obrigações simplesmente por falta de honestidade, o que deixa ainda mais revoltados os trabalhadores que ficam sem receber.
Atraso no salário
O atraso do salário pode causar vários transtornos na vida do empregado, principalmente nos casos daqueles que dependem do dinheiro para pagar o aluguel, a mensalidade da escola dos filhos e toda a despesa da casa (luz, telefone, água, gás, supermercado, etc). Pode até trazer transtornos psicológicos, problemas de saúde, entre muitos outros.
Leia também: Abandono de emprego – como proceder
Converse com o seu patrão
Quando o salário atrasa, a melhor maneira de resolver a situação é procurar o seu superior (supervisor, gerente ou proprietário) e conversar com ele, de forma educada, falando sobre a importância que tem para você aquele dinheiro e deixando-o ciente de possíveis atrasos nas contas que você tem para pagar, principalmente se ele não tiver dado nenhuma satisfação.
Evite ser grosseiro, tenha bom senso e escute o que o seu chefe tem a dizer, pois o salário atrasado pode estar acontecendo em decorrência de alguma dificuldade pela qual está passando a empresa ou mesmo por algum problema no banco, que impediu o depósito do dinheiro.
Veja com ele qual é a previsão para a liberação do salário e aguarde até a data combinada.
Rescisão do contrato e pedido de indenização
Se a conversa com o patrão não tiver funcionado e o salário continuar em atraso, o trabalhador pode tomar algumas medidas legais contra a empresa, caso queira, procurando assessoria jurídica, entrando em contato com o sindicato que representa a sua categoria profissional ou indo até o Ministério do Trabalho, onde receberá todas as orientações.
Anteriormente, eram necessários três meses de salários atrasados para que o trabalhador rescindisse o contrato e tivesse direito a indenização, mas alguns especialistas afirmam que mesmo com um dia de atraso no salário, isso já pode acontecer.
Entenda um pouco mais sobre o assunto: O que é rescisão indireta?
Dessa forma, há a rescisão indireta do contrato de trabalho por culpa do empregador, que não pode exigir do funcionário o cumprimento de aviso prévio. Além disso, a empresa tem que pagar todos os direitos do funcionário como se ela o tivesse demitido, e pode ser obrigada a pagar indenização ao empregado, mediante solicitação na justiça.
2 Comentários
entrei de ferias sem receber, meu salario do mes atrasado, posso pedir demissão sem perder meus direitos
E quando o funcionário, descobre qua além da empresa não ter depositado corretamente seu salário em meses anteriores, estar em débito com o funcionário, não fornecer holerites corretamente, não estar depositando FGTS e ainda demorar e entregar o informe de rendimento com erros. E mesmo após várias e varias conversas para acertos destes problemas, a empresa (patrão) continua pedindo para aguardar que será resolvido e nunca se resolve, fica só no papo, o que fazer para realmente resolver estes problemas..