Saque aniversário: o que é e como desativar?

O recebimento anual do FGTS pode ser feito de diferentes formas, e uma das modalidades disponíveis é o saque aniversário. Essa modalidade precisa ser acionada para funcionar, mas alguns beneficiários podem desejar voltar para a forma tradicional de saque.

O que é saque aniversário?

O saque aniversário possibilita que o beneficiário receba o FGTS anualmente, no mês do seu aniversário ou durante mais dois subsequentes, totalizando um período de três meses em que o saque pode ser realizado.

O que é saque aniversário
Fonte/Reprodução: original

A modalidade de saque precisa ser informada para a Caixa Econômica, o que pode ser feito por meio presencialmente em uma agência ou no aplicativo do FGTS. Caso não seja informada, a data de saque permanece no momento em que o beneficiário solicita.

Como sacar o saque aniversário?

O saque pode ser feito de duas formas: em uma agência da Caixa Econômica ou através do aplicativo do FGTS.

Agência

Dirija-se a uma agência da Caixa Econômica, em que você pode solicitar tanto o saque do valor disponível quanto a transferência para outra conta. Não há restrições sobre a conta destino, exceto que não pode ser uma conta conjunta.

Aplicativo

Acesse o aplicativo do FGTS com as suas informações de login, e indique a conta na qual você deseja transferir o valor. Assim como dito anteriormente, a conta destino não pode ser uma conta conjunta.
Dessas duas formas é possível realizar o saque, recebendo assim o seu FGTS.

Quem tem direito ao benefício do saque aniversário?

Todos os cidadãos que já recebem o FGTS têm direito a receber o saque aniversário, ou seja, todos os cidadãos que trabalham de carteira assinada e não são funcionários públicos. Vale lembrar que é necessário ter saldo positivo na conta.

Como desativar a opção de saque aniversário?

O cancelamento do saque aniversário pode ser feito presencialmente em uma agência ou por meio do aplicativo, assim volta para a modalidade tradicional de saque. Para realizar o cancelamento pelo aplicativo, siga o passo-a-passo:

  • Acesse o aplicativo do FGTS e faça login;
  • Acesse “Saque aniversário do FGTS”;
  • Clique na opção de cancelamento.

Agora basta seguir as instruções fornecidas no aplicativo.

Quanto tempo depois posso usar a opção saque rescisão?

O cancelamento do saque aniversário pode levar cerca de dois anos para ser concluído.
O saque aniversário possibilita que o beneficiário receba o seu FGTS em um período próximo ao seu aniversário, modalidade que pode ser acionada em uma agência da Caixa Econômica ou no aplicativo do FGTS. O cancelamento demora dois anos para ser efetuado, por isso é importante analisar a situação antes de acionar ou desativar essa modalidade.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.