Saúde financeira: como melhorar a minha?

Ter uma saúde financeira equilibrada permite viver com mais tranquilidade, uma vez que possibilita pagar as contas em dia, ter uma reserva financeira, além de ter um dinheiro a mais para proporcionar lazer e outras atividades que desejar. 

Mais do que ter noções de educação financeira, ou seja, ter conhecimento do dinheiro que recebe, é importante saber lidar com ele, e isto se dará de acordo com os seus hábitos e comportamentos. Vale ressaltar que o dinheiro não deve ser um vilão, mas sim seu parceiro nos momentos em que você precisa. 

Confira neste post tudo o que você precisa saber sobre saúde financeira, a sua importância e dicas de como melhorar a sua relação com o financeiro, além do que pode o arruinar de vez.

O que é saúde financeira?

A saúde financeira está diretamente relacionada aos hábitos das pessoas com o dinheiro, isto é, se ela consegue pagar as contas em dia, se possui reservas para alguma emergência, ou até mesmo se consegue ter um planejamento.

O que é saúde financeira?
Fonte/Reprodução: original.

Alguns outros sinais também podem evidenciar uma saúde financeira equilibrada, entre elas gastar menos do que se ganha, analisar as despesas regularmente, além de definir o que é essencial e o que não é, para ser parte dos gastos. 

Por que é importante ter saúde financeira?

Ter uma saúde financeira equilibrada lhe proporcionará vantagens relacionadas diretamente com a sua saúde física, mental e social, isso por que ao manter tudo que diz respeito a sua vida financeira em ordem é possível ter estabilidade e segurança para fazer o que deseja, além de estar devidamente preparado para uma possível emergência, o que deixa a sua saúde mental em dia. 

A vida social também é beneficiada, pois com um controle financeiro em dia é possível fazer aquela viagem dos sonhos ou comprar algo que você deseja a muito tempo, além de ter uma alta em sua produtividade no trabalho, e ser uma pessoa mais tranquila, pois não está sob forte estresse e preocupação, o que também melhora o seu convívio com as pessoas ao redor. 

Por que é importante ter saúde financeira?
Fonte/Reprodução: original.

Seu físico também sentirá os efeitos positivos, uma vez que você se alimentará melhor, dormirá melhor, e estará sempre disposto para realizar suas atividades. 

Ou seja, mais do que se manter equilibrado, a sua vida como um todo também é fortemente impactada positivamente com sua saúde financeira em dia, uma vez que a falta das finanças em ordem em uma família são os principais causadores de instabilidade em todos os setores da vida. 

Como posso melhorar minha saúde financeira?

É claro que o ideal é manter seus gastos em dia para que a saúde financeira seja mantida, mas se você perceber que há um desequilíbrio em sua saúde financeira, o ideal é parar tudo e fazer uma análise, isso inclui verificar seus rendimentos, se as contas estão em dia, e se você está com alguma reserva para emergências. 

Através dessa análise – que pode ser feita junto a um especialista se preferir, você poderá verificar soluções para melhorar a sua saúde financeira, além de estabelecer hábitos que irão melhorar sua relação e comportamento com o seu dinheiro. 

Quais são alguns dos principais riscos para a minha saúde financeira?

Alguns hábitos tendem a colocar a sua saúde financeira em risco, por isso, é importante ficar atento a costumes como pagar as contas atrasadas, não ter uma reserva para emergências e ter gastos acima de sua renda, que já são sinais de uma vida financeira fora de controle. 

Por isso, se atente a todos os detalhes e mantenha sua saúde financeira em dia para manter a sua estabilidade sempre, para além do financeiro, nos âmbitos físico, mental e emocional. 

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.