Sedentarismo: a doença do século! Saiba o que é e como evitar que essa doença esteja presente no seu dia-a-dia.
Atualmente com a modernidade o acesso às coisas comuns ao nosso dia-a-dia tem se tornado cada vez mais cômodo, hoje muitas coisas podem ser feitas através da internet, sem a necessidade de sair de casa, e junto com toda essa modernidade e comodidade está junto também a rotina corrida que a maioria das pessoas levam durante a semana.
Devido a esse estilo de vida corrido, estressante e em alguns pontos acomodado que a maioria da população leva o surgimento de doenças como o sedentarismo acaba se tornando cada vez mais freqüente. E o que o sedentarismo tem a ver com o nosso estilo de vida? A resposta é praticamente tudo!
O que é sedentarismo, afinal?
O Sedentarismo pode ser definido como a falta ou quase nenhuma atividade física exercida por um indivíduo. Atualmente segundo dados divulgados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) o sedentarismo é responsável por cerca de 2 milhoes de mortes todo o ano em todo o mundo.
Indivíduos sedentários tem grande pré-disposiçao a desenvolver doenças como Aterosclerose, Doenças Pulmonares, Hipertensão Arterial, Obesidade, Osteoporose, Artrose, Colesterol ruim elevado além de poder ocasionar infarto, levando até a morte.
Sem contar que além de todas as doenças citadas o sedentarismo gera mau humor, indisposição e cansaço podendo em alguns casos também levar a depressão.
O indivíduo passa a ser considerado um sedentário quando ele gasta uma pouca quantidade de calorias durante a semana em atividades do cotidiano, de acordo com esse gasto podemos definir se o cidadão é sedentário ou ativo.
Para evitar o sedentarismo no seu dia-a-dia basta começar com exercícios físicos simples como caminhadas, por exemplo. Uma boa dica é evitando usar o carro para ir em lugares mais pertos como a padaria que fica há 5 quadras da sua casa, por exemplo, ou até mesmo estacionando seu carro há algumas quadras do seu trabalho, por mais que sejam a curtas distancias já lhe trarão resultados, a partir daí você poderá sentir mais disposição para partir pra outros tipos de exercícios físicos como academia, corrida, ou até mesmo um esporte que lhe agrade.
Porém é importante também ressaltar que para garantir resultados satisfatórios é interessante começar os exercícios físicos com acompanhamento médico.
Para obter maiores informações sobre o assunto acesse o site da Steti Clin http://www.steticlin.com.br/sedentarismo.asp, eles contam com uma equipe especializada em medicina esportiva e possuem 3 unidades na cidade de São Paulo, confira.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.