Como recuperar a senha da carteira de trabalho digital?

A carteira de trabalho é um documento essencial no dia a dia dos brasileiros. É nela que contém todas as informações sobre a vida profissional de uma pessoa. Desde 2019, esse documento ganhou um modelo digital que tem a proposta de facilitar ainda mais a vida do trabalhador.

Na versão eletrônica da carteira de trabalho é possível encontrar todos os antigos e novos trabalhos de uma determinada pessoa, além de anotações e histórico profissional completo e atualizado. Mesmo com tantas facilidades, a senha da carteira de trabalho digital ainda é questão de dúvidas entre os trabalhadores, por isso confira a seguir como recuperar a senha da carteira de trabalho.

A carteira de trabalho digital é a prova de que a tecnologia muito provavelmente dominará todas as atividades humanas. Depois do mundo financeiro ser duramente atingido pela tecnologia e haver a revolução praticamente irrefreável que levou mais e mais pessoas a adotarem o uso do cartão e de seu saldo virtual, agora aparentemente é a hora da própria burocracia ter que lidar com esse enorme potencial da tecnologia.

A burocracia de nosso país sempre foi apontada como uma das mais complexas de todo o mundo, por isso, é interessante notar o verdadeiro entusiasmo de muitos brasileiros ao reconhecerem que inúmeros processos que antes eram trabalhosos agora podem ser feitos com muito mais tranquilidade, com mais calma e, principalmente, com muito mais praticidade e rapidez, devido ao mundo digital.

Hoje iremos conhecer a carteira de trabalho digital e como ela funciona e, principalmente, descobrir como recuperar sua senha!

O que é carteira de trabalho digital?

A carteira de trabalho é algo obrigatório para que alguém consiga ser contratado por alguma empresa. É ela que reúne todo histórico da vida profissional de um trabalhador e também anotações das empresas por onde passou.

O que é carteira de trabalho digital
Fonte/Reprodução: original

Essa versão eletrônica surgiu para facilitar a vida de empresas e trabalhadores. Com ela, é possível visualizar todas as informações que a carteira de trabalho física contém, porém por um aplicativo de celular.

Além do app CTPS digital, esse modelo também pode ser acessado através do site da Secretaria do Trabalho. Atualmente, a versão digital consegue substituir o uso da carteira de trabalho física. 

Como funciona a carteira de trabalho digital?

A CTPS digital funciona com base em diversos registros inseridos pelo empregado através do e-Social, um sistema que funciona com o registro de dados pela internet.

Ao acessar sua CTPS no formato digital, o trabalhador poderá visualizar todos os dados trabalhistas, como salários, registro de férias, pagamentos de décimo terceiro, contratos e tudo que for relacionado a sua vida profissional. 

Para obtê-la, cada pessoa deverá indicar o CPF e seu login pelo Portal único. Todo o processo é feito na mesma hora e não é necessário aguardar como no caso da carteira física.

Como eu posso cadastrar minha carteira de trabalho digital?

A Carteira de Trabalho e Previdência Social, ou simplesmente Carteira de Trabalho, é um dos itens mais importantes na vida de um brasileiro. É neste item que irá constar boa parte da experiência de sua profissional, o que torna esse é um documento importantíssimo desde os primeiros passos profissionais do cidadão até os últimos.

Porém, se a Carteira de Trabalho teve tão poucas alterações efetivas em sua constituição ao longo dos anos – lembrando que as suas primeiras versões datam da década de 30 –, hoje ela é, enfim, modernizada com as plataformas digitais, especialmente com sites e com o aplicativo dedicado a suas informações, que até mesmo leva o seu nome: carteira de trabalho digital.

Essa mudança tecnológica é muito bem vinda, afinal, embora a carteira de trabalho seja um item importante e indispensável, ainda assim muitas pessoas frequentemente a perdiam, pois não tinham o hábito de utilizá-la regularmente (pensem no caso de pessoas que já ficaram anos no mesmo emprego).

Essa mesma questão de perder a Carteira de Trabalho simplesmente não existe nas versões digitais do produto. Além disso, praticamente tudo o que é digital nos traz muito mais praticidade, ou seja, a Carteira de Trabalho também é uma ótima forma de agilizar determinados processos e fazê-los muito mais dinâmicos.

A Carteira de Trabalho Digital pode ser acessada por pelo menos duas vias: acessando o site da Carteira de Trabalho ou pelo aplicativo do Governo Federal. Ambas as versões de acesso digital a Carteira de Trabalho são intuitivas e fáceis de utilizar. Para isso você só precisa entrar no site, colocar suas informações de login corretas e então logar.

O único perigo em relação à Carteira de Trabalho é que por se tratar de um documento digital, naturalmente utiliza senhas para seu acesso. E essas senhas, muitas vezes, são esquecidas conforme a Carteira de Trabalho fica sem uso/acesso. Por isso que hoje iremos ensinar como recuperar a senha da Carteira de Trabalho.

Recuperar a senha da Carteira de Trabalho digital é muito fácil, basta que o indivíduo se direcione para alguma das vias de acesso à Carteira de Trabalho virtual: o aplicativo para android e iOS ou para o site do Governo Federal. Em uma dessas ferramentas o indivíduo deve pedir para entrar no site, colocar seu login corretamente, mas clicar no item “Esqueci minha senha”.

Após selecionar essa alternativa, é provável que o site aplique uma série de requisições e perguntas para entender se quem está solicitando o aceso é o titular da carteira e, portanto, do login. Confirmada a identidade, o espaço para a redefinição de senha será aberto. Basta, em seguida, que você a redefina e volte ao site para confirmar novamente as informações e realizar o login.

Viu como é fácil? Assim você recupera seu acesso aos dados de sua carteira e aos benefícios de ter esse documento em âmbito digital.

Na verdade, a Carteira de Trabalho digital é praticamente criada sozinha, desde que o cidadão já tenha o cadastro do documento físico, mesmo que não tenha contrato vitalício com nenhuma empresa.

Mesmo os contratos mais breves e realizados no ambiente virtual, devem constar em sua carteira de trabalho e, com certeza, assim que cair no sistema essa atualização no status da vida profissional do indivíduo, certamente a sua Carteira de Trabalho será atualizada.

Qual o prazo para a carteira de trabalho digital ficar ativa?

Como já mencionamos, a Carteira de Trabalho digital é muito prática, ela pode ficar pronta no mesmo dia em que determinada pessoa a solicitou! O mesmo não pode se dizer da sua versão física, que pode levar até uma semana para ficar pronta, a depender do órgão em que a solicitação for feita.

O que fazer para recuperar a senha da carteira de trabalho digital?

Para acessar a carteira de trabalho digital, o trabalhador deverá informar uma senha no momento do Login. Esses dados são os mesmos que são usados nas contas do Governo, ou seja, a plataforma Gov.br.

Para quem não se lembra de sua senha ou por algum motivo não está com ela no momento de fazer o login na CTPS digital, deverá entrar na plataforma Gov.br para recuperar a senha da carteira de trabalho digital. Para realizar o processo, é preciso que o trabalhador siga os passos a seguir:

  • Acesse o portal Gov.br;
  • Informe o CPF e prossiga;
  • Vá para a área ‘’Esqueci minha senha’’;
  • Confirme ‘’Não sou um robô’’;
  • Clique em avançar.

Após seguir esses passos, é possível escolher dentre três opções de processo para recuperar a senha da carteira de trabalho digital: Por validação facial através de bancos credenciados, internet banking ou por e-mail. Quando a senha estiver completamente atualizada no portal Gov.br, a carteira de trabalho digital poderá ser acessada com ela. 

Mesmo com a oportunidade de substituir a carteira de trabalho física em todos os momentos necessários, o governo indica que todo cidadão mantenha a sua carteira tradicional guardada.

Posso acessar minha carteira de trabalho digital a partir de qualquer dispositivo?

E novamente voltando a falar das maravilhas da Carteira De Trabalho digital, o que temos em nossas mãos é um documento incrível. A Carteira de Trabalho em sua versão virtual pode ser acessada de praticamente qualquer dispositivo, e o aplicativo a ela dedicado já está nos smartphones de milhões de brasileiros.

Porém, além do aplicativo, há outro método de conseguir acessar a Carteira de Trabalho, através do site do governo. Lá você não pode apenas solicitar uma nova senha como acessar de fato a Carteira de Trabalho com todas as suas informações disponibilizadas, uma forma extremamente fácil de acessar.

E o fato do site funcionar para acessar a Carteira de Trabalho é, na verdade, algo muito interessante, já que isso faz com que essa Carteira possa ser acessada em diversos locais, não apenas de dispositivos móveis que tem uma loja de aplicativos.

Seja um computador ou qualquer dispositivo que consiga entrar na internet, saiba que você pode utilizá-lo para conseguir acessar sua Carteira de Trabalho digital e navegar diante de todas as suas informações.

Quais as vantagens da carteira de trabalho digital?

Bem, existe uma série de vantagens da Carteira de Trabalho digital em relação a CTPS original. A primeira vantagem, como já mencionamos, a da praticidade e da facilidade de utilizar. A carteira de Trabalho digital não pode ser perdida, ela também não pode ser molhada, nem estragada.

Todas essas são qualidades a se considerar. Além disso, essa é uma Carteira de Trabalho que pode ser levada com você a qualquer lugar, um luxo difícil de se conseguir com a antiga caderneta, que é a Carteira de Trabalho original.

Com isso, fica a disposição de um indivíduo muito mais facilidade ao consultar as suas próprias informações profissionais. Tradicionalmente inúmeras informações aparecem na antiga caderneta azul da Carteira de Trabalho, informações relevantes como atualizações no salário, certas faltas, suspensões, folgas, entre outros.

Através do aplicativo também são facilitadas ações como solicitação de seguro desemprego e consulta referente as parcelas, bem como a outros benefícios.

Veja quantas vantagens tem a Carteira de Trabalho digital! Além disso, a Carteira oferece muito mais rapidez no momento de anexar novas informações a ela, incluindo contratações que assim podem acontecer muito mais rápido.

Agora que você já conhece as funções e vantagens da Carteira de Trabalho digital, além de saber o passo a passo para como recuperar sua senha neste cadastro, não deixe de utilizar essa ferramenta virtual incrível para ter mais praticidade ao acessar suas informações laborais!

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.