A hérnia de hiato é uma doença que provoca uma série de sintomas muito incômodos, relacionados a um funcionamento gástrico prejudicado. Diferente da hérnia umbilical e da inguinal, que são mais comuns e envolvem a exteriorização das vísceras através dos músculos da parede abdominal, esse tipo de hérnia ocorre no diafragma, o músculo responsável por separar o tórax e o abdome. Fique por dentro do assunto e conheça os principais sintomas da hérnia de hiato.
O que é hérnia de hiato
A hérnia de hiato é o problema em que parte do estômago é projetado, através do músculo diafragma, para dentro do tórax. O diafragma é a estrutura responsável por separar a cavidade torácica da abdominal, e é o músculo mais importante da respiração.
O problema pode ser causado por vários fatores, mas o principal é o enfraquecimento do tecido conjuntivo que apoia as estruturas envolvidas. Outras causas comuns para esse tipo de problema é o envelhecimento, obesidade e tabagismo. No caso de hérnia de hiato em crianças, a má formação congênita é a causa mais comuns e geralmente está associada ao refluxo gastresofágico.
Diagnóstico
A suspeita do problema se dá pelo quadro clínico do paciente, que costuma se queixar de queimação retroesternal, mau hálito, azia, dor no peito e dificuldade de digestão, resultantes do refluxo de conteúdo ácido do estômago para o esôfago. De modo geral o quadro clínico piora quando a pessoa se curva para frente ou se deita.
Para confirmar o diagnóstico é possível fazer uso de alguns exames de imagem, como a radiografia com ingestão de bário e a esofagogastroduodenoscopia (EGD).
Tratamento para o problema
O tratamento para hérnia de hiato visa aliviar os sintomas dispépticos e prevenir eventuais complicações. A redução do refluxo de conteúdo estomacal para o esôfago é a única maneira de acabar com os sintomas de queimação de uma vez por todas. Para auxiliar nessa tarefa podem ser usados medicamentos antiácidos, que aumentam o pH estomacal, diminuindo a agressão sobre a mucosa esofágica. Também está indicado o uso de fármacos capazes de fortalecer o esfíncter esofágico inferior, que é um músculo que funciona como uma presilha, impedindo o refluxo gástrico.
Outras medidas eficientes e fáceis de ser adotadas são:
- Não ingerir líquidos antes de ir para cama;
- Evitar comer em grande quantidade;
- Dar preferência para alimentos leves e de fácil digestão;
- Não se deitar logo após se alimentar;
- Perder peso;
- Parar de fumar.
Caso o problema persista mesmo com todos os devidos cuidados sendo tomados, ainda é possível recorrer ao tratamento cirúrgico, que conta com bons resultados e uma melhora imediata dos sintomas.
A hérnia de hiato é um problema bastante comum em pessoas com mais de 50 anos, e é um tipo de hérnia em que parte do estômago passa pelo músculo diafragma e atinge a cavidade torácica. Geralmente medidas comportamentais são capazes de solucionar o problema, mas em último caso ainda é possível recorrer ao tratamento cirúrgico.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.