Tendo como principal função coletar informações sobre o uso do computador no qual está instalado, e enviá-las para outras pessoas ou entidades, o spyware pode ser considerado um verdadeiro espião eletrônico.
Devido à sua capacidade de recolher informações, ele é bastante utilizado por empresas de informática que desejam saber um pouco mais sobre como as pessoas usam os seus produtos e também pelas companhias que trabalham com anúncios na internet.
Mas nem sempre esse poderio do spyware é usado com boas intenções, pois muitos cibercriminosos fazem uso dele para roubar senhas, logins, números de cartões de créditos e documentos, sem que o usuário saiba que está sendo lesado.
Como o spyware se instala no computador
Na maioria das vezes, você nem nota que está instalando um spyware em seu computador, já que ele costuma estar integrado a programas e outros tipos de arquivos (músicas, jogos, filmes, etc) baixados da internet ou vir em aplicativos instalados a partir de CDs, DVDs, HDs externos e pendrives.
Porém, quando o programa espião é usado de forma não-prejudicial, como para saber quais anúncios devem ser direcionados para aquele usuário, geralmente ele pede autorização para ser instalado, dando a você a chance de descartá-lo.
Já nos casos em que ele é utilizado para roubar dados confidenciais (senhas e logins de internet banking, contas de e-mail e perfis nas redes sociais, entre outros), sendo nocivo ao usuário, ele se instala na máquina sem que você perceba.
Há spywares no meu PC?
Para aqueles que estão se perguntando como saber se há spywares no computador, uma dica interessante é ficar atento ao aparecimento de barras de ferramentas, links ou favoritos adicionados ao seu navegador sem que você tenha feito tais modificações.
Mudanças na página inicial, no serviço de buscas padrão e no estilo do ponteiro do mouse; aparecimento de pop-ups; e lentidão repentina na inicialização ou na execução de tarefas também podem ser sinais de que o PC possui spyware, pois ele tem a capacidade de alterar configurações do computador.
Como se proteger dos spywares
Além de prestar bastante atenção durante os downloads e a instalação de programas, evitando autorizar que aplicativos suspeitos sejam abertos no PC, outra forma de se proteger dos spywares é contando com a ajuda de anti-spywares, como o Spyware Terminator.
Instalando um antivírus gratuito e mantendo-o atualizado, você também ganha importantes ferramentas de proteção e de remoção de spywares, deixando o computador livre desses programas espiões.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.