Na tentativa de ganhar músculos rapidamente, alguns frequentadores de academias fazem uso de suplementos alimentares, que muitas vezes são vendidos irregularmente, contendo substâncias que podem causar sérios problemas a saúde. Saiba mais sobre o assunto.
Para que servem os suplementos alimentares
Os suplementos alimentares foram desenvolvidos para repor a deficiência de nutrientes gastos por superatletas, com o intuito de melhorar o desempenho dos mesmos em competições e treinos.
Segundo a nutricionista Márcia Daskal Hirschbruch, a indicação é valida para atletas que não ingerem quantidades de alimentos suficientes para suprir um gasto energético de cerca de 3.000 calorias diárias. A nutricionista acredita que o uso de suplementos seja desnecessário para 80% das pessoas que malham em academia.
Conheça os suplementos ideais para mulheres
Perigos dos suplementos alimentares
O consumo de suplementos alimentares por pessoas que praticam atividade física e não necessitam de suplementação nutricional cresceu muito nos últimos anos.
Não existem evidências que comprovem que suplementos façam diferença no desempenho de indivíduos que aderem uma alimentação saudável. Porém, alguns produtos quando consumidos de maneira incorreta, e sem orientação profissional, podem causar alguns efeitos colaterais. Dentre eles estão:
- Transpiração excessiva;
- Aceleração dos batimentos cardíacos;
- Aumento da pressão arterial;
- Insônia;
- Cansaço;
- Alteração da percepção de dor;
- Aumento do peso.
Riscos ao consumir suplementos alimentares
Quando consumidos sobre prescrição médica ou de um nutricionista, os suplementos podem ser benéficos à saúde. O problema é quando o indivíduo passa a consumir esse produto sem ao menos conhecer direito seus efeitos.
Segundo o nutricionista Murilo Dátillo, existem vários suplementos que podem ajudar no desempenho físico durante os treinos, mesmo para quem não é profissional. O grande erro está na auto-indicação e no hábito errôneo de substituir as refeições pelo suplemento.
Ao contrário do que se pensa, seguir somente as instruções do rótulo não é o suficiente, pois cada indivíduo possui necessidades específicas que fazem muita diferença. A quantidade de suplemento varia conforme o peso, a alimentação e a prática de exercícios diários por pessoa.
Leia também: suplemento alimentar pode provocar câncer, diz pesquisa
Os suplementos alimentares são indicados como complementação da alimentação saudável e devem ser consumidos por pessoas que praticam exercícios físicos onde o gasto calórico é grande. Porém, eles só devem ser consumidos sob orientação de um nutricionista ou médico para evitar que se torne prejudicial á saúde.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.