O tamponamento cardíaco ou o tamponamento pericárdico é uma condição clínica, caracterizada por emergência médica. Ele ocorre devido a um acúmulo de líquido no pericárdio, uma membrana que envolve o coração. Como consequência, o sangue aumenta, de forma significativa, a pressão no coração, impedindo os ventrículos do coração, impedindo que eles consigam encher de forma adequada. Dessa forma, o bombeamento do sangue se torna insuficiente, podendo levar o indivíduo à morte. Conheça mais sobre os sintomas do tamponamento cardíaco.
Conhecendo mais sobre o tamponamento cardíaco
O tamponamento cardíaco ocorre o músculo do coração, denominado miocárdio, sofre uma pequena ruptura em toda a sua espessura. No entanto, a membrana que envolve o coração, denominada pericárdio, não é acometida, nem rompida. Como consequência, ocorre o acúmulo de sangue no espaço virtual que corresponde entra o pericárdio e o músculo miocárdio. Devido a isso, ocorre um efeito compressivo sobre as câmaras do coração, impedindo que aconteça um relaxamento adequado do músculo e o coração não enche de sangue suficientemente para manter o débito cardíaco e da pressão arterial, podendo levar o indivíduo a morte.
Causas relacionadas ao tamponamento cardíaco
São diversas as causas de tamponamento cardíaco. Entre elas, podemos citar:
- Cancer metastático;
- Uremia;
- Pericardite viral;
- Traumatismo cardíaco.
O diagnóstico do tamponamento cardíaco
Entre as manifestações clinicas apresentadas pelo indivíduo com tamponamento cardíaco estão:
- Veias do pescoço distendidas;
- Mucosa de coloração arroxeada em diversos graus;
- Pressão arterial baixa;
- Aumento dos batimentos cardíacos;
- Abafamento das bulhas cardíacas;
- Falta de ar;
- Tosse.
Diante da suspeita de tamponamento cardíaco, a identificação do derrame pericárdico ocorre através da realização de um ecocardiograma transtorácico ou por meio de um aparelho de ultrassonografia.
Condições clínicas semelhantes
O tamponamento cardíaco é uma condição clínica grave e que necessita de tratamento adequado e imediato. No entanto, algumas outras patologias também podem apresentar as mesmas manifestações clínicas, podendo ser confundidas com o tamponamento cardíaco. São elas:
- Pneumotórax hipertensivo;
- Infarto ventricular direito;
- Insuficiência ventricular esquerda grave;
- Pericardite constritiva;
- Miocardiopatia restritiva.
Tratamento do tamponamento cardíaco
O tratamento imediato do tamponamento cardíacoinclui a colocação de um cateter provisório, através da pericardiocentes subxifoidiana, denominada, punção de Marfan. O procedimento consiste na remoção de uma quantidade de líquido do pericárdio, equivalente de 15 a 20 ml. Esses valores são suficientes para que aconteça uma melhora hemodinâmica do indivíduo e produzir alívio dos sintomas.
O tamponamento cardíaco é uma emergência clinica e necessita de acompanhamento médico imediato. Após conhecer mais sobre os sintomas do tamponamento cardíaco e diante de qualquer causa relacionada ou suspeita, busque a orientação de um especialista.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.