Taxa de administração: o que é?

Um termo tão falado, mas você sabe o que é a taxa de administração? Caso não, não se preocupe, pois iremos fazer um resumo sobre esse assunto, neste conteúdo! Mas, você quer investir na bolsa de valores? Antes de comprar qualquer fundo de investimento para render o seu suado dinheiro, precisa entender o que é a Taxa de Administração. 

Sem esse valor cobrado, pode fazer com que as cotas de títulos não sejam bem administradas, criando uma bolha de investimento e quando a mesma estourar, gere uma grande crise econômica. 

Neste texto, portanto, o objetivo é explicar com todos os detalhes o que significa a taxa de administração no mercado financeiro, mais precisamente na bolsa de valores. O artigo em questão é ideal para quem quer investir sem cair em grandes ciladas no futuro. 

O que é taxa de administração?

Você paga a taxa de administração em condomínios, clubes que é associado, nas matrículas e no seu investimento não é diferente. É uma taxa que paga pelo serviço gerido por alguém profissional e entende o mercado financeiro com a palma da sua mão. 

E ela precisa ser vista com bons olhos, uma vez que a taxa de administração pode implicar na rentabilidade do seu investimento. 

O que é taxa de administração?
Fonte/Reprodução: original.

Cada investidor é responsável por uma ou várias contas de títulos e assim precisa pagar uma taxa para que esse investimento continue circulando no mercado financeiro. Um dos investimentos que utiliza bastante a taxa de administração é o fundo imobiliário e da previdência privada. 

Entretanto, outros títulos de renda variável também utilizam a taxa de administração para manter o seu negócio em atividade. 

Qual é a taxa de administração cobrada pelos fundos de investimento?

Se você investe em diferentes formas de renda, saiba que a taxa de administração vai se diferenciar, pois cada fundo de investimento tem a sua própria taxa de administração e precisa estar explícito na Comissão Mobiliária de Valores (CMV). E este percentual é fixo!

Qual é a taxa de administração cobrada pelos fundos de investimento?
Fonte/Reprodução: original.

Por isso, é importante saber se algum fundo de investimento tenha alguma taxa de administração, pois qualquer oscilação pode deixar o investidor no vermelho. 

Como é calculada a taxa de administração?

O cálculo da taxa de administração não é baseada em juros, mas a partir destes seguintes fatores: incide do patrimônio líquido da cota de fundo, porcentagem ao ano cobrada e com dedução diária, ajuda a redução do valor da cota. A forma do cálculo consiste no seguinte: 

Valor da cota = Patrimônio Líquido ÷ nº de cotas emitidas

Para quem não sabe, o patrimônio líquido é a soma de todos os recursos feitos no fundo por seus investidores, descontando todas as suas obrigações, que inclui a taxa de administração. 

Outras taxas comuns existentes no mercado financeiro é a de performance, entrada, saída e tributação.

Qual é o impacto da taxa de administração nos fundos de investimento?

A importância da taxa de administração é definir qual seu perfil de investidor e seus objetivos financeiros. Se você é mais conservador e prefere não se arriscar, procure investimentos que a taxa de administração tragam impactos diminutos ao seu retorno líquido. Por isso, a importância de pesquisar sempre o preço dos valores dos títulos e monitorar regularmente a cotação do dia. 

Além disso, se você quer investir sem se preocupar com a taxa de administração, existem títulos que não cobram este valor, e faz com que o seu retorno financeiro seja melhor e mais benéfico. 

Com isso, chegamos ao fim deste conteúdo, e agora você sabe o que é a taxa de administração, compartilhe com amigos e familiares, principalmente aqueles que tem interesse em investir, mas não sabem por onde começar.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.