Ticket médio: como calcular?

Você tem alguma ideia do que é o ticket médio e como ele é calculado? No mundo dos negócios, é fundamental mensurar todos os resultados levando em conta os indicadores de desempenho que são conhecidos como KPIs.

Dentre todos os KPIs, o ticket médio está envolvido. Ele é utilizado com o objetivo de acompanhar a saúde financeira de uma empresa para assim entender como os consumidores estão se comportando.

Porém, algumas empresas não levam em conta essa questão e não fazem esse tipo de acompanhamento do indicador. Dessa maneira, a empresa é prejudicada, além da visão real, que os empresários têm pelos resultados verdadeiros que a empresa obtêm. Isso inclui o desempenho do marketing e time de vendas.

Neste conteúdo, você vai ver como calcular o ticket médio, como aumentá-lo em sua empresa e muito mais. Continue lendo para conferir tudo!

Qual é o ticket médio?

O ticket médio quer dizer valor médio de vendas durante um período. Ou seja, o valor real obtido por um tempo determinado. O ticket médio é basicamente o indicador do desempenho de vendas de uma empresa mostrando também, o quanto a equipe de vendas tem fechado negócios lucrativos para a empresa.

No geral, o ticket médio pode ser calculado de maneira muito simples. Basta determinar o mês ou período, identificar todas as vendas que foram realizadas neste período de tempo e o quanto foi faturado. Os números levam ao cálculo final.

Qual é o ticket médio?
Fonte/Reprodução: original.

Você vai calcular o faturamento mensal com a quantidade de vendas que foram feitas no mês.

O valor final significa que os vendedores conseguiram ou não fechar negócios lucrativos durante o mês, semana ou período estipulado. É possível também calcular o ticket médio para fazer análises mais específicas.

O que afeta o ticket médio?

O ticket médio é a representação do valor médio que foi gasto nos pedidos. Isso significa que quanto maior o valor de um ativo (produto ou serviço), mais os clientes estão comprando e fazendo cada vez mais pedidos. 

O que afeta o ticket médio?
Fonte/Reprodução: original.

Ele é basicamente o que indica o comportamento dos clientes com a empresa, como também mostra a satisfação que eles têm para com a empresa. O que mais afeta o ticket médio é a falta de interesse da empresa para entender os clientes.

Como aumentar o ticket médio?

Confira abaixo algumas dicas para aumentar o ticket médio. Levando essas questões em consideração, poderá aumentar o valor médio em pouco tempo.

  1. Faça promoções em alguns períodos do mês ou datas especiais (Natal, Dia dos Namorados e outros);
  2. Faça ofertas relâmpago;
  3. Organize bem as prateleiras;
  4. Mantenha o local sempre limpo;
  5. Faça combos com produtos;
  6. Tente fidelizar clientes;
  7. Faça sempre um bom atendimento;
  8. Mantenha sempre o bom ambiente.

Essas dicas precisam ser levadas a sério para aumentar as vendas da empresa. É importante se colocar no lugar do cliente para ter uma ideia de como gostaria de ser atendido, qual o local que gostaria de comprar uma roupa a comida, que vai consumir durante o mês ou semana.

Qual a diferença entre ticket médio e valor médio por cliente?

O ticket médio é a quantia média que os clientes compram em um determinado local. Esse valor pode ser calculado levando em conta a soma do faturamento de vendas do mês, semana ou período que quiser dividido pela quantidade de clientes que compraram.

Assim, você entendeu mais sobre o ticket médio, e principalmente como calcular. Então, se você não tem esse costume ou ainda não aplicou em seu negócio, procure inserir logo, para que assim tenha um controle maior das vendas e claro, aumente seu lucro.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.