Quando queremos começar uma dieta, por mais que a gente pense que não, temos que desenvolver uma que seja rica em proteínas e vitaminas, e sempre ouvimos daqui ou dali que as fibras fazem bem e que são essenciais. Mas afinal, quais são os tipos de fibras existentes? Para que elas servem? E em quais alimentos eu as encontro?
Como esclarecer as dúvidas sobre as fibras na dieta
Enfim, são todas as perguntas que fazemos sempre que começamos uma dieta equilibrada. A primeira coisa que você tem que saber quando o assunto é fibras é se essas fibras são solúveis ou insolúveis. Por exemplo, as fibras solúveis entram no processo da digestão, auxiliando, e acabam tendo como reflexo o colesterol (LDL) e ajudam a controlar os níveis de açúcar no nosso sangue, principalmente para você que tem diabetes.
E tem como um dos principais benefícios a prevenção do câncer no intestino. Já as fibras insolúveis ajudam ao seu corpo eliminar todos os resíduos através do seu intestino, aumentando o bolo fecal e auxiliando a você não ter mais problemas de constipação. Isso sem falar do controle do PH do seu intestino. Bacana não?
Fibra alimentar e os seus benefícios para a saúde
Quando falamos em alimentos, vemos que as fibras tem duas formas de chegar até nós, uma delas é a fibra alimentar e a outra a fibra funcional. Nas fibras alimentares, a gente encontra principalmente em frutas, verduras, grãos e nozes que ingerimos, já as fibras funcionais é uma das tendências dentro da indústria de alimentação.
Essa é aquela fibra que fora isolada e extraída das plantas e dos animais a serem utilizadas como forma de suplemento nos alimentos e em bebidas num geral. Todas as duas oferecem sim o mesmo benefício para a nossa saúde. Você deve saber que as fibras são importantes para a nossa alimentação, mas aposto que você não sabia que funções que elas exercem.
Quais são por tanto as principais ações das fibras em nosso organismo?
A primeira delas é que ela auxilia na nossa mastigação, e suco gástrico e secreção, por consequência. Enchem também o nosso estômago, o que nos proporciona uma maior sensação de saciedade. Promovem uma certa regularização do tempo de trânsito intestinal, o que acaba atrasando o nosso esvaziamento gástrico, tornando a nossa digestão mais lenta e a nossa absorção mais forte.
Como tem uma enorme capacidade de absorção de água, ela age no cólon fazendo com que você tenha um maior volume de fezes e que essas saiam de forma macia e indolor. Ela também atua no metabolismo dos nossos carboidratos que por sua vez atuam no controle da glicemia e forma assim, um gel no nosso intestino que o torna mais lento essa velocidade com que a glicose entra na nossa corrente sanguínea e por aí vai… São milhares de benefícios para que você consiga ter a sua saúde sempre muito bela e eficaz!
Qual a quantidade ideal de fibra a ser ingerida?
Depois de saber de tudo isso e saber que tudo pode estar ao seu alcance, a pergunta ideal para ser feita é qual é a quantidade de fibra que você deverá ingerir? Bom, o ideal é que você coma uma grande variedade de alimentos para que você consiga absorver todos os nutrientes que o organismo precisa. Por mais que seja benéfico para a saúde, como nós sabemos, tudo o que vem em grande excesso acaba atrapalhando e fazendo com que o seu organismo fique mal.
Se você perguntar aos nutricionistas, eles incentivam o consumo de fibras através de alimentos integrais, que ela já vem na quantidade certa, cerca de 25 a 28 gramas diariamente é o suficiente para que você colha todos esses benefícios. Bom, agora que você já sabe bem o que cada um desses alimentos podem proporcionar, o certo é que você faça uma dieta balanceada e fique de bem com a sua saúde.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.