Conheça os diferentes tipos de temperos com dicas para usar nas receitas. Temperar é uma verdadeira arte na cozinha. É preciso acertar na combinação de sal, pimenta, alho e ervas aromáticas para que os quitutes fiquem com sabor acentuado.
Na cozinha, cada pessoa tem um jeito próprio de preparar pratos quentes e frios, combinando os ingredientes em busca dos melhores sabores. O segredo de muitos cozinheiros, no entanto, reside na combinação de temperos. Além do sal, várias ervas e condimentos são utilizados para encantar o paladar.
Saiba mais: Temperos naturais que substituem o sal
Tipos de temperos com dicas para usar em receitas
Confira os tipos de temperos com dicas para usar em receitas:
Folhas de louro: usadas para dar um gosto especial à carne de porco, aos caldos e molhos.
Curry: é um tempero indiano que combina vários ingredientes, como coentro, gengibre, cúrcuma, cravo, canela e noz-moscada. O seu sabor é bem acentuado e serve para incrementar carnes, aves e molhos.
Manjericão: essa erva é muito utilizada para temperar peixes, carnes e caldos. As folhas frescas, inclusive, deixam a salada, a pizza e o molho de tomate com um gostinho especial.
Alho poró: se você não gosta muito do sabor forte do alho e da cebola, então experimente temperar a comida com alho poró. Esse vegetal tem um sabor leve e ao mesmo tempo marcante. É ótimo para refogados.
Sálvia: poucas pessoas conhecem a versatilidade dessa erva na cozinha. Ela pode ser usada para preparar porco, galinha, peixe e até mesmo frutos do mar.
Cominho: essa especiaria é muito utilizada na culinária nordestina para temperar carnes, aves, sopas e leguminosas.
Leia mais: Temperos que ajudam a prevenir doenças
Cheiro-verde: a combinação de salsinha e cebolinha agrega sabor para praticamente todos os pratos salgados.
Alecrim: com um sabor muito marcante e fácil de identificar, essa erva é utilizada para temperar carnes, aves e legumes.
Tomilho: os galhos dessa erva são ótimos para temperar carnes com sabores fortes.
Coentro: o sabor forte dessa erva deve ser explorado com cuidado, caso contrário o gosto do prato fica comprometido. Use coentro apenas para dar um frescor à comida, principalmente nos frutos do mar e peixes.
Além dos temperos citados acima, existem muitos outros que podem ser usados na culinária, como manjerona, orégano, pimenta do reino, pimenta rosa, pimenta calabresa, anis estrelado, mostarda em grão e erva-doce.
Dicas para temperar
- Ao incorporar os temperos, reduza a quantidade de sal na comida.
- Guarde os temperos em recipientes fechados e tampados. Dessa forma, é possível preservar o aroma e o sabor.
- Tostar os temperos na frigideira é uma técnica para liberar melhor o sabor.
- Não estoque grandes quantidades de tempero em casa. Com o tempo, eles perdem a cor, o aroma e o sabor característico.
Veja também: Pratos saborosos: aprenda a preparar temperos
Agora você já conhece os principais tipos de temperos com dicas para usar em receitas. Teste as combinações e crie pratos incríveis. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre culinária.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.