A candidíase é uma infecção provocada por fungos, sendo o mais comum o chamado Candida Albicans. Ela pode acometer várias partes do corpo, porém ocorre com maior frequência nos órgãos genitais. Saiba mais sobre o assunto e confira dicas de tratamento caseiro para candidíase.
Candidíase e sintomas
A candidíase pode acometer tanto homens quanto mulheres e muita gente procura tratamento caseiro para candidíase. Os bebês que nascem de parto normal de mães infectadas também podem ser afetados. Outra forma de manifestação da doença é a candidíase intestinal. Ela ocorre principalmente em pessoas com sistema imunológico deprimido e pode se espalhar por todo o corpo, sendo conhecida como candidíase sistêmica.
Os sintomas da candidíase podem variar de acordo com o tecido infectado. Nas infecções bucais, apresentam placas cremosas, descamativas, brancas e dolorosas. Conheça as manifestações das diferentes infecções por cândida:
1. Candidíase genital feminina:
- Coceira na vagina;
- Dor ou ardor ao urinar;
- Corrimento vaginal;
- Vermelhidão;
- Dor nas relações.
2. Candidíase genital masculina:
- Assadura na glande;
- Dor ou ardor ao urinar;
- Dor durante as relações sexuais;
- Inchaço na região genital;
- Em alguns casos pode aparecer corrimento.
3. Candidíase intestinal:
- Resíduos esbranquiçados nas fezes;
- Alterações no sistema digestivo, excretor, nervoso, endócrino e na pele.
Leia mais informações sobre: como prevenir candidíase no verão
Principais causas da candidíase
- Relações sexuais sem proteção, sendo considerada uma DST;
- Sistema imunológico deprimido por doenças como câncer, AIDS e diabetes descompensado;
- Uso de pílulas com grande concentração de estrogênio;
- Gestação;
- Alergias;
- Diabetes descompensado;
- Menopausa;
- Má higiene pessoal;
- Uso de medicamentos corticoides.
Tratamento caseiro para candidíase
1. Iogurte natural
Indicações: trata-se de um remédio caseiro muito barato, eficaz e sem efeitos colaterais para tratar a candidíase.
Ingrediente: 1 embalagem de iogurte natural, 1 seringa sem agulha e 1 absorvente interno.
Modo de preparo: coloque o iogurte na vagina com auxilio da seringa 2 vezes ao dia. Utilize o absorvente para evitar que a calcinha fique molhada. O iogurte também pode ser usado no consumo, pois ajuda a aumentar a imunidade e prevenir o problema.
2. Barbatimão
Indicações: o barbatimão é uma planta medicinal muito eficaz no tratamento da candidíase devido a suas propriedades cicatrizantes e bactericidas. Ele também pode ser usado no tratamento da diarreia e da gastrite.
Ingredientes: 2 xícaras de cascas de barbatimão, 2 litros de água e 1 colher se sopa de suco de limão.
Modo de preparo: coloque as cascas de barbatimão na água e deixe ferver por alguns minutos. Depois desse tempo, a solução deve ser coada e o suco de limão deve ser acrescentado. A pessoa com candidíase deve fazer lavagens pelo menos 2 vezes ao dia com esse preparo.
Leia mais informações sobre: tratamento contra candidíase, cuidados
A candidíase é uma doença causada por fungos que podem acometer várias partes do corpo. Ela causa grande desconforto devido aos sintomas apresentados. Entretanto, a candidíase pode ser tratada em casa aliado ao uso de medicamentos indicados pelo médico. Dessa forma, é indispensável consultar um ginecologista para avaliar o caso e indicar o tratamento medicamentoso.
Remédios usados no tratamento da candidíase
Os dois remédios mais comuns para este caso são o Fluconazol e o Miconazol, mas existem outros medicamentos que são usados para trata este problema. Esses remédios podem ser comprados em grandes redes de farmácias, mas só devem se seguir orientações médicas, com um tratamento mais direcionado.
Na ultrafarma, por exemplo, você consegue comprar um cápsula por R$ 1,82. Confira mais informações clicando neste link aqui.
Candidíase masculina: como identificar e tratar
O homem também pode sofrer deste mal e por isso mesmo ele também deve ficar atento. Para evitar o problema, você precisa seguir as seguintes instruções:
Mantenha a região genital sempre limpa e seca,
Evite comer alimentos ricos em gorduras e açúcares,
Aumente o consumo de vitamina C
Evite relações em momentos de crise ou tratamento
Tome bastante água
Coma verduras e hortaliças
Não fume
Se proteja nas relações sexuais
Evite roupas sujas
Alguns remédios são utilizados para tratar o problema, como o Itraconazol, Nistatina ou Cetoconazol, em forma de comprimidos ou pomada. Lembre-se que só o médico pode indicar esse remédios citados acima.
Entre os sintomas mais comuns para o homem que está com a enfermidade é a ardência ao urinar, leve inchaço no órgão genital, vermelhidão e manchas brancas na glande e ainda dor durante o contato íntimo.
Quer mais dicas de saúde e bem-estar? Então confira nossos outros artigos sobre este e vários outros temas, fique bem informado (a) aqui no Mundo das Tribos!!!
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.