As infecções provocadas por fungos são chamadas de micoses e apresentam problemas de saúde muito comuns na população. Esses microrganismos se alojam em regiões úmidas e quentes da pele. Vários fatores podem favorecer a proliferação do problema. Saiba mais sobre o assunto e confira dicas de tratamento caseiro para micose.
O que é micose
De acordo com especialistas, a micose é o nome popular dado às infecções provocadas por fungos. Existem vários tipos de microrganismos que podem provocar infecções em diversas partes do corpo, recebendo uma denominação de acordo com a localização do problema.
Os fungos são encontrados em vários ambientes, inclusive no corpo humano. Geralmente ficam localizados nas células mortas e quase não causam problemas. Porém, em alguns casos eles penetram a pele, provocando sinais e sintomas.
De modo geral, as infecções por fungos atingem locais úmidos, quentes e ricos em queratina, como o couro cabeludo, a região entre os dedos e a virilhas. Eles podem ser espalhados devido à falta de tratamento ou caso a pessoa coce a região e passe a mão para outra parte do corpo.
Veja também micose nos pés, como tratar
Micoses mais comuns
As micoses mais comuns são conhecidas como “tinha cruris” e “tinha pedis” que ficam localizadas entre os dedos dos pés, popularmente chamadas de frieira. Elas surgem principalmente no verão, devido ao excesso de produção de suor e ao clima quente e úmido.
Dessa maneira, as partes do corpo que produzem mais suor e o acumulam são mais suscetíveis as infecções por fungos, já que os ambientes aquecidos e úmidos favorecem a proliferação dos microrganismos.
Nos homens, as micoses aparecem com maior frequência nas virilhas, no períneo e na região perianal. As mulheres são mais propensas a paroníquia, que é uma micose que acomete ao redor das unhas das mãos, chamadas de unheiro.
Tratamento caseiro para micose
1. Pomada de cebola, limão e alfafa
Ingredientes: 2 colheres de sopa de óleo de oliva, 10g de alfada, 1 limão, meia cebola e 1 dente de alho.
Modo de preparo: a cebola deve ser cortada, amassada e misturada com o alho e a alfafa. Retire o suco de limão e misture todos os ingredientes até que fique homogêneo. A pomada deve ser passada no local da micose antes de dormir, no dia seguinte, logo pela manhã, deve ser retirada com água e sabão.
2. Chá de folhas de mandioca
Ingredientes: 3 folhas de mandioca e 250 ml de água.
Modo de preparo: coloque os ingredientes em uma panela, leve ao fogo e deixe ferver por alguns minutos. Espere esfriar e molhe um algodão para aplicar na região afetada. Aplique 3 vezes ao dia, especialmente após o banho. Esse processo deve ser realizado até que a micose desapareça.
3. Alho para micose de unha
Ingredientes: 1 dente de alho e 1 vidro de clorexidina (mertiolate).
Modo de preparo: coloque o dente de alho dentro do vidro de clorexidina e aplique a mistura 3 vezes ao dia sobre as unhas infectadas. O mertiolate e o alho combatem o fungo causador da micose em pouco tempo, fazendo com que as unhas se tornem mais fortes.
Veja também micose, causas e tratamentos
A micose é causada por fungos que se proliferam preferencialmente em regiões úmidas do corpo. Ela pode provocar coceiras, manchas brancas na pele e até rachaduras locais devido a sensibilidade excessiva da pele. Esse problema deve ser tratado para evitar que seja transmitido para outras regiões do corpo. Aposte nas dicas de tratamento caseiro para micoses.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.