Existem vários tipos de tratamentos para vítimas de bullying, que podem ajudar bastante às pessoas que sofrem com esse tipo de violência, que costuma aparecer nos mais variados ambientes, como na escola ou no trabalho, por exemplo.
Muito recorrente no ambiente escolar, o bullying consiste em atos repetitivos de violência, seja ela física, verbal ou psicológica, sendo os casos de crianças e adolescentes hostilizados ou humilhados na escola os mais comuns.
Quanto mais rápido for identificado e diagnosticado o caso de bullying, maiores são as chances de ajudar a vítima, evitando que ela sofra traumas psicológicos e diversos outros tipos de problemas no futuro, que podem afetar de maneira ruim a sua vida.
Os principais sintomas do bullying
Evite que seu filho seja vítima de bullying na internet
Tratamentos para vítimas de bullying
O principal tratamento para bullying é o acompanhamento psicológico, uma vez que as vítimas acabam apresentando várias mudanças no comportamento, podendo ficar introspectivas e ansiosas, por exemplo. Outros sintomas do bullying são a baixa autoestima, depressão, fobias sociais, etc.
Ou seja, o lado emocional da pessoa é o mais atingido nesses casos, fazendo com que ela sinta vergonha, medo e até raiva, entre outros sentimentos, além de, muitas vezes, não ter vontade de sair de casa, deixando de fazer várias coisas às quais estava acostumada.
Dessa forma, o tratamento com psicólogo é muito importante, pois irá ajudar a recuperar a estabilidade emocional da vítima de bullying, sendo esse o primeiro passo para que ela supere o problema.
Além da ajuda psicológica, também pode ser necessário o uso de alguns medicamentos, como ansiolíticos e antidepressivos, dependendo da situação emocional em que a vítima se encontra. Tais remédios, recomendados pelo psicólogo ou médico, têm a função de auxiliar no tratamento, reduzindo alguns dos sintomas do bullying.
Apoio da família e dos amigos é muito importante
Como a vítima de bullying se sente bastante fragilizada, principalmente no lado emocional, o apoio de familiares e amigos é fundamental para a sua recuperação. O papel dessas pessoas deve ser o de reforçar que a vítima não é culpada pelas perseguições que está sofrendo.
Esse apoio precisa vir principalmente dos pais, no caso das crianças que sofrem bullying na escola. Eles devem estar sempre disponíveis para ajudar, evitando ignorar e minimizar o problema dos filhos. Estimular vinganças é algo que também não deve ser feito.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.