Existem vários mitos e verdades sobre cólica em bebês, um problema que afeta várias crianças e tira o sono de muitas mães. O choro persistente e sem motivos aparentes (como fralda suja, fome ou frio) é o principal sintoma de cólica infantil, e costuma causar bastante desespero em mulheres que não sabem o que fazer para resolver a situação. A solução para esse tipo de problema pode estar em medidas simples. Fique por dentro do assunto e conheça truques para amenizar a cólica do bebê.
Truques para amenizar cólica em bebês
1. Massagem na barriga
Assim que a mãe desconfiar de um possível desconforto abdominal, deve iniciar uma massagem delicada na barriga da criança, fazendo movimentos circulares leves, iniciando na base das costelas e seguindo em direção ao púbis.
2. Exercite a criança
Outra recomendação super eficiente é seguir algumas dicas de exercícios para cólica em bebês. É só colocar a criança deitada de costas e dobrar os joelhos do pequenino, de modo que a coxa pressione levemente a região abdominal. O passo seguinte é estender a perna e recomeçar o movimento, que deve ser feito várias vezes consecutivas, até que o pequenino elimine flatos.
3. Banho quente
O banho quente de imersão é um santo remédio para acalmar e confortar os bebês. É necessário assegurar um ambiente silencioso, para que o pequenino possa relaxar. Diminuir a luz ambiente e conversar ou cantar para a criança ajuda a proporcionar mais conforto. Essas medidas são eficientes porque criam um ambiente bem próximo ao que o pequenino experimentava dentro do útero materno.
4. Previna a formação de gases
Na maioria das vezes os gases intestinais são os responsáveis pelas cólicas dos bebês. A quantidade de ar deglutido durante as mamadas é o principal fator envolvido e, por isso, vale a pena ter a paciência de colocar a criança para arrotar após cada mamada. Outra dica valiosa, no caso de crianças que utilizam a mamadeira, é adquirir bicos especiais, que impedem a entrada de ar e ajudam a prevenir cólicas.
5. Cuidados com a alimentação materna
A dieta da mãe durante a amamentação é muito importante, e o consumo de alguns alimentos, pela mulher, pode resultar em distúrbios gastrintestinais no pequenino, aumentando a produção de gases e causando cólica. De maneira geral, os produtos industrializados, que são incrementados com corantes, conservantes estabilizantes, devem ser evitados.
A cólica é um problema bastante comum, especialmente entre as crianças de menos idade. Muitas mães passam várias noites em claro, preocupadas com o bem estar dos filhos e sem saber o que fazer para resolver a situação. Vale a pena conhecer mais sobre o assunto e seguir as dicas para aliviar a cólica de bebês.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.